Secretaria de Cultura participa da 7ª Rodada Regional do Patrimônio Histórico

Publicado em: 15 de Julho de 2017 11:31 . Última Atualização: 14 de Julho de 2017 16:1


No dia 26 de maio, o secretário adjunto de Cultura, Luiz Carlos Amaral e o agente cultural Adão Carlos de Assis, participaram da 7ª Rodada Regional do Patrimônio Históricode 2017, em Belo Horizonte.

A ideia foi conhecer melhor a Deliberação Normativa do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (CONEP) nº 01/2016 e as principais ações a ser abraçadas pela secretaria no sentido de melhor entender e preservar nosso patrimônio. A participação também serviu para obter mais pontos pelo sistema de pontuação adotado pelo órgão, que garante ao município mais recursos estaduais para a preservação de sua história.

Por intermédio da historiadora Renata Lopes (atualmente prestando serviço voluntário para a secretaria de Cultura), que já trabalhou no IEPHA, foi possível agendar reunião com Fernando Pimenta Marques, diretor de Promoção do IEPHA, no dia 11 de julho para esclarecer algumas dúvidas sobre o Plano de Inventário, ao Fundo Municipal de Preservação Cultural (FUMPAC), Conselho de patrimônio, pontuação, ações de preservação e salvaguarda dos bens protegidos, e a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, que ocorre nos anos impares, portanto, no corrente.

Como fruto deste segundo encontro, está em curso a elaboração de um projeto para o mês de agosto voltado à difusão na Casa de Cultura Tia Tonha, de conceitos voltados à preservação e manutenção do patrimônio histórico e cultural de Nova Serrana. 




TAG's: Secretaria, Cultura, participa, Rodada, Regional, Patrimônio, Histórico

Inicial | Voltar
Link permanente: