05 JUN 2013
Nova Serrana receberá reforço na luta contra a criminalidade
Município receberá Batalhão de Polícia Militar, Regional de Polícia Civil, Varas Judiciais, entre outras novidades

Nova Serrana receberá um Batalhão de Polícia Militar, a Delegacia Regional de Polícia Civil, Varas Judiciais, Patrulha Rural, Câmeras para vídeo monitoramento, ampliação do presídio, mais profissionais e equipamentos para uso das polícias. O anúncio foi feito hoje, (05/06), na sede da 28ª Companhia Independente de Polícia Militar, durante reunião entre o Prefeito Joel Martins, o Secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz e as principais lideranças de segurança e Justiça de Minas Gerais e região Centro Oeste.

O município terá a Companhia da PM elevada a Batalhão e receberá ainda uma Delegacia Regional de Polícia Civil. Além de aumentar os efetivos das polícias, a ação reduzirá a criminalidade, inibirá a ação de infratores e deixará mais ágil as investigações das ocorrências em Nova Serrana. Como resultado, a população terá mais segurança.“Essas reivindicações já vinham sendo articuladas para Nova Serrana. Deimediato temos condições de implantar o Batalhão e no ano que vem os efetivos da Civil serão suficientes para implantar a Delegacia Regional. Vou levar essas sugestões para o Governador Anastasia e tenho certeza que ele nos dará respaldo”, afirma o Secretário Ferraz.

Nos próximos dias, a cidade receberá um quarto delegado, o que possibilitará a realização de plantões da Civil todos os dias, inclusive nos finais de semana. Três escrivães também complementarão o quadro de profissionais da Civil na cidade, já na próxima semana. Além disso, concurso público será realizado no segundo semestre deste ano para a contratação de legistas e peritos médicos. Parte destes profissionais será lotada em Nova Serrana.

Nos próximos dias, o presídio da cidade receberá ampliação. Sete celas serão construídas para desafogar as já existentes. O recurso virá do Estado, mas a Prefeitura contribuirá. O Comandante Geral da PM, Coronel Márcio Sant´Anna, que também participou da reunião, lembra de outro benefício para o setor. “A cidade receberá uma Base Comunitária Móvel para atender os bairros”.

Outra novidade para o setor de segurança pública será a intensificação da operação Lei Seca, hoje realizada nas principais cidades do Estado. Entre setembro e outubro de 2013, a Polícia Militar receberá kits, com equipamentos apropriados para a fiscalização de motoristas. O intuito da ação é reduzir o número de acidentes originados pela mistura de direção e álcool. Além destes, kits de segurança, com armamentos, coletes etc. serão enviados para a Polícia Civil, em até 90 dias.

Segundo o Secretário Ferraz, estudos estão sendo feitos para viabilizar a implantação de 16 câmeras de segurança nos pontos mais críticos da cidade. “Os municípios beneficiados são escolhidos de acordo com o número de habitantes e índice de criminalidade. Nova Serrana se encaixa no quesito alto índice de criminalidade”, explica.

De acordo com Rômulo, também foi solicitado à Prefeitura a identificação de um imóvel existente para a implantação de uma Unidade Socioeducativa para menores infratores na cidade. Patrulhas Rurais serão realizadas nas comunidades para garantir a segurança de produtores rurais, sitiantes e suas famílias.

Com todas as novidades, o Prefeito Joel, que já vinha buscando essas ações com o governador, se diz mais tranquilo. “Estamos felizes com os anúncios. Hoje a população está insegura e presa, enquanto os infratores livres. Com as medidas implantadas, Nova Serrana terá mais segurança e tranquilidade”, afirma Martins.

Além das autoridades citadas anteriormente, compuseram dispositivo, o chefe da Polícia Civil, Dr. Cylton Brandão, o Promotor de Nova Serrana, Henrique Otero, o deputado estadual Fabiano Tolentino, o presidente da Câmara da cidade, Antonio Donizete e o prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo.