12 JUN 2013
Cadastramento escolar em Nova Serrana começa dia 17
Levantamento garantirá qualidade da educação no próximo ano

O cadastramento escolar em Nova Serrana acontecerá entre os dias 17 e 21 de junho em todas as escolas públicas de 7h às 16h. Crianças que completarão quatro, cinco ou seis anos até 31 de março de 2014 precisam ser cadastradas. O cadastro é usado pela Secretaria de Educação no planejamento das vagas para o próximo ano.

Todas as escolas públicas da rede municipal e estadual serão postos para o cadastramento escolar. A ação acontece todos os anos, mas não substitui a matrícula que deverá ser feita em dezembro.

A Secretária de Educação, Carmélia Telles, explica o objetivo do cadastro. “Serve para o planejamento quanto ao número de vagas, salas, professores e escolas que vamos precisar para o próximo ano, para garantir aos novos alunos, a mesma qualidade da educação já oferecida”.

Nova Serrana tem 37 escolas municipais, sete estaduais e cinco particulares.

Ensino fundamental

Crianças que completam seis anos até o dia 31 de maio de 2014 devem ser cadastradas no ensino fundamental. Todos os pais que já possuem filhos matriculados receberão comunicado sobre o cadastramento. Alunos matriculados regularmente em qualquer instituição de ensino não precisam fazer o cadastro.

Educação infantil

O cadastramento das crianças que completarão quatro ou cinco anos também será feito pela Secretaria de Educação em todas as unidades de educação infantil. “O levantamento vai nos ajudar a preparar nossa estrutura educacional para atender a demanda até 2016”, ressalta Telles.

Até o ano de 2016, todos os municípios deverão garantir vaga em sala de aula para crianças de quatro e cinco anos. O acesso de crianças nessa faixa etária acontecerá de forma gradativa conforme alteração na Lei de Diretrizes Básicas (LDB) que rege a Educação no Brasil.

Transferência

Pais que desejam transferir seus filhos de escola particular para uma instituição pública também precisam fazer o cadastramento. Mais informações na Secretaria de Educação pelo telefone (37) 3225-4343.