30 JAN 2018
Respeito aos profissionais da Educação
Informatização do Processo Seletivo 2018 facilita inscrição de candidatos

Em 2017, o Processo Seletivo da Secretaria de Educação foi marcado por um grande volume de candidatos na fila, o que causou atrasos e desgastes. Em 2018, o Processo foi informatizado, os candidatos puderam realizar a inscrição pela Internet, evitando filas, garantindo mais comodidade e respeito aos profissionais.

Anualmente a Secretaria Municipal de Educação realiza o Processo Seletivo Simplificado, que visa a composição de cadastro reserva e posterior contratação de diversos profissionais da área. Em 2017, o Processo Seletivo teve grande procura. Durante o mês de janeiro o Centro Administrativo foi tomado por longas filas de candidatos e consequentes atrasos e desgastes.

A situação preocupou a Secretaria de Educação, que planejou uma nova forma de executar o Processo Seletivo para 2018, sempre buscando facilitar o procedimento para os interessados. Antes, os candidatos executavam a inscrição de forma presencial, se dirigindo ao Centro Administrativo com todos os documentos necessários, enfrentavam filas e atendimento individual que analisava cada situação e anotava manualmente os dados para serem cadastrados. Muitos candidatos repetiam o procedimento por mais de um dia. Em 2018, todo o processo de inscrição foi informatizado. Os candidatos puderam acessar um formulário online onde realizavam a inscrição e recebiam, por e-mail, um comprovante.

A medida solucionou o problema das filas e agilizou o processo tanto para os candidatos quanto para a comissão do Processo Seletivo. O número de inscritos também mostra a evolução do procedimento: em 2017 foram registrados 6.515 inscrições. Já em 2018, 6.711 candidatos se inscreveram online.

Segundo a secretária de Educação, Neusa Gomes, é prioridade a busca de soluções para questões como essa. “Estamos sempre buscando novas e melhores formas de realizar os procedimentos. Ano passado, tivemos muitas reclamações. As pessoas esperavam no sol para fazer a inscrição. Esse ano foi diferente, as pessoas se inscreviam de casa, pela internet. Isso mostra nossa preocupação e respeito com os profissionais da Educação”.