05 ABR 2018
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Programa de aprendizagem profissional

Capacitar mão de obra, inserir no mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento da indústria e do comércio local. Estes são os objetivos de um projeto desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Indústria e Comércio, ONG Rede Cidadã e CVT/Uaitec.

Cerca de 100 jovens de Nova Serrana, entre 14 e 22 anos, estão participando do Programa de Aprendizagem Profissional, criado pela Rede Cidadã e desenvolvido no CVT/Uaitec do município. Eles passam por aulas e capacitações sobre administração, varejo e comércio e depois são encaminhados para empresas parceiras da secretaria de Indústria e Comércio.

Além das aulas e do encaminhamento para o mercado de trabalho, os participantes recebem meio salário como incentivo. Já os professores do curso são fornecidos pela ONG rede Cidadã, com sede em Belo Horizonte.

O Programa de Aprendizagem Profissional da Rede Cidadã prepara o jovem para fazer uma transição saudável do mundo escolar para o mundo do trabalho. Além de aliar o conhecimento teórico da sala de aula à prática nas empresas, o programa promove também uma reflexão sobre o valor do trabalho para a vida e para a realização dos sonhos.

Rede Cidadã

A Rede Cidadã é uma organização não governamental sem fins lucrativos que busca a transformação social por meio da integração entre vida e trabalho como um só valor. A ONG Aposta no trabalho como fonte de vida e condição básica para as pessoas se tornarem sujeitos de sua história e alcançarem sua autonomia, direitos e cidadania.

Uma das primeiras organizações a investir no trabalho social em rede, desde 2002 a Rede Cidadã reúne sociedade civil, empresas, órgãos públicos e outras organizações sociais para trazer soluções em geração de trabalho e renda.

Em 2004, a Rede Cidadã criou a metodologia de Rede de Geração de Trabalho e Renda para jovens oriundos de famílias de baixa renda, tendo em vista que 2/3 da população economicamente ativa desempregada era constituída de jovens de 18 a 24 anos, impactando aproximadamente 18 milhões de jovens em todo o território nacional.

Mais informações pelo telefone 3226-5049.