• Agosto 2018

13/05/2018 às 10:20:00
Semana de conquistas para as mulheres de Nova Serrana

Após ser aprovado na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que cria o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), na última terça-feira (8), foram realizadas nos dias 9 e 10, diversas atividades em Nova Serrana com o objetivo de fortalecer e discutir novas estratégias de trabalho para a Rede de Enfrentamento à Violência.

Na quarta-feira (9), com a presença da coordenadora do Centro Risoleta Neves de Atendimento de Minas Gerais (Cerna), Lúcia Helena Apolinária, uma reunião foi feita com o prefeito Euzebio Lago, vice-prefeito, Nelson Moreto, secretário de Governo, Enéas Fernandes, secretário de Desenvolvimento Social, Gustavo Amaral e com as servidoras Jassiara dos Santos, coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos e Políticas Públicas, Gabriela dos Santos, assistente social e Jéssica Maires, psicóloga.

O encontro teve objetivo de analisar o trabalho de enfrentamento à violência contra a mulher realizado em Nova Serrana e apresentar ao prefeito a necessidade da criação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em situação de violência, (CRAM).

O prefeito ouviu atentamente as demandas apresentadas em como já fazia parte de seu plano de governo, reafirmou seu compromisso e garantiu a criação do centro durante a reunião mensal da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, que também contou com a participação da coordenadora do Cerna.

Para finalizar as atividades, na sexta-feira (10), aconteceu uma capacitação para os estagiários que farão o acolhimento para as mulheres vítimas de violência doméstica na delegacia civil de Nova Serrana. Esse acolhimento será feito por estudantes do 9º e 10º período de psicologia da Faculdade UNA de Bom Despacho e tem por objetivo acolher essas mulheres e encaminhá-las para a rede de atendimento do município. A capacitação também foi ministrada pela Lúcia Helena.

Centro de Referência de Atendimento à Mulher

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) é um espaço de acolhimento, atendimento, orientação e encaminhamento das mulheres em situação de violência com o objetivo de proporcionar meios para a superação da violência por meio do fortalecimento da mulher e resgate de sua cidadania. Os atendimentos consistem em acolhimentos, atendimentos individuais, orientações, contatos institucionais, encaminhamentos, visitas domiciliares e/ou institucionais, palestras educativas e capacitações. O Cram ainda exerce papel de articulador da rede de atendimento governamental e não governamental presentes no município.