21 SET 2018
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Transforme sua cidade: plante uma árvore
Secretaria de Meio Ambiente disponibiliza gratuitamente mudas de árvores para população

As cidades, em especial as metrópoles, vêm se distanciando a cada dia mais da natureza, criando ambientes compactados e verdadeiras “selvas de pedra”. Em função disso acontecem alterações no clima do ambiente urbano. A impermeabilização dos solos causa grandes problemas na medida em que evita ou impede a infiltração da água, forçando-a para a calha dos rios, criando enchentes. Assim, os rios não conseguem absorver o intenso volume de água em um curto espaço de tempo.

A arborização urbana ajuda a diminuir os efeitos nocivos da urbanização, pois proporciona à população proteção contra ventos, diminuição da poluição sonora, absorção de parte dos raios solares, sombreamento, atração e ambientação de pássaros, absorção da poluição atmosférica, valorização da propriedade pela beleza cênica, higienização mental e, sobretudo, melhoria da qualidade de vida.

Pensando nesses benefícios, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Serrana promove a distribuição regular de mudas para a população, sendo necessário apresentar apenas comprovante de endereço e documento de identificação.

Cada pessoa pode solicitar até cinco mudas para plantio em área urbana e 10 mudas para plantios em zona rural do município. O pedido pode ser refeito a cada seis meses.

Dentre as diversas mudas disponibilizadas no Horto Municipal, há mudas de árvores frutíferas, nativas e próprias para arborização urbana, ou seja, para serem plantadas em calçadas sem o risco de prejudicar as edificações. A secretaria de Meio Ambiente também dispõe de técnicos para orientações.

Para solicitar uma muda, basta procurar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, na Sala B-15 do Centro Administrativo. Após a solicitação, as mudas podem ser retiradas no Horto Municipal, que fica na Avenida Jessé Correa de Lacerda, no bairro Amazonas (ao lado do Centro de Controle de Zoonoses).

As solicitações podem ser feitas de segunda a quinta de 7h às 16h e na sexta, de 7h às 15h.

Mais informações pelo telefone 3226-9018.

Plantio de Árvores

Em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro), a equipe da secretaria de Meio Ambiente e Agricultura junto com alunos da escola Maria Zeli fizeram hoje (21), o plantio de 80 mudas de Ipê em toda extensão da Pista de Cooper do Jardim do Lago.