09 OUT 2018
Prefeito Euzebio Lago cobra regularidade
no abastecimento de água pela Copasa

Na quinta-feira (4/10), o prefeito de Nova Serrana, Euzebio Lago, esteve reunido na sede da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), em Belo Horizonte. Ele foi recebido pelos diretores de Operações Sul, Frederico Delfino, e de Gestão Corporativa, Francisco Cançado, além do superintendente de Operações Centro e Oeste, João Martins.

O chefe do poder Executivo cobrou o término das obras da nova Estação de Tratamento de Água (ETA), próximo ao rio Pará; além da conclusão dos trabalhos de interligação do sistema de abastecimento aos seis reservatórios construídos no ano passado. Euzebio lembrou que as obras se iniciaram em 2015, parou por várias ocasiões, não cumprindo o cronograma previsto o que ocasiona desabastecimentos frequentes na cidade, prejudicando milhares de moradores, com destaque na região norte da cidade (Veredas da Serra, Novo Horizonte, Concesso Elias, Frei Ambrósio, Antônio Venâncio, entre outros).

Os diretores da empresa se comprometeram a solucionar os problemas relacionados ao andamento das obras da nova ETA, nas margens do rio Pará. A empreiteira responsável será notificada pela Copasa. Com relação à interligação do sistema de abastecimento aos novos reservatórios construídos nos bairros Planalto, Fausto Pinto, Montserrat, Mariana Martins (dois reservatórios) e Serra Dourada serão priorizados os trabalhos nos próximos dias. Uma nova reunião na sede da Copasa está marcada, ainda neste mês, para avaliar o andamento dos trabalhos.

O prefeito Euzebio Lago reconhece as dificuldades vivenciadas pela população com a constante falta de água.

“Assumimos em janeiro do ano passado e encontramos a lei municipal aprovada pelos vereadores, além do contrato de concessão dos serviços de água e esgoto do nosso município, datado de 1997, vigente até 2027, ou seja, por 30 anos. Começamos então a cobrar dos diretores da empresa, através de nossos representantes na Assembleia e junto ao governo de Minas, a execução dos cronogramas de obras, melhorias e ampliação do sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto. Ainda no ano passado vivenciamos um longo período de estiagem e tivemos problemas com falta de água em todo o perímetro urbano. Os compromissos assumidos pela empresa responsável pelas obras da nova Estação de Tratamento de Água não foram cumpridos. Tivemos desabastecimento nos últimos dias, bem menores que no ano passado. Estamos cobrando da direção da Copasa soluções para conclusão das obras nas margens do rio Pará e ainda sobre a interligação dos reservatórios construídos no ano passado, através de uma ação política de nosso governo municipal. Os trabalhadores e as trabalhadoras de Nova Serrana impactados pelos problemas de falta de água nas torneiras diminuíram. Em breve, os problemas de falta de água em Nova Serrana serão coisas do passado, podem ter certeza disso”, afirmou o prefeito.