22 NOV 2018
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Membros do Conselho Municipal da Mulher tomam posse

No último dia 20 de novembro, aconteceu a posse das conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a abertura das atividades dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. O evento aconteceu na Casa de Cultura Tia Tonha e contou com a participação do prefeito Euzebio Lago.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é um importante espaço para construção e aperfeiçoamento da democracia participativa. De composição paritária da sociedade civil e do governo, ele é o espaço onde se busca melhorar as condições de vida das mulheres, a partir da luta para construir e implantar as políticas públicas.

Para a coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos e Políticas Públicas, Jassiara dos Santos, o Conselho é um avanço na conquista e garantia dos direitos das mulheres. “É um avanço, pois o conselho será o espaço que as mulheres de Nova Serrana, sejam estas do poder público ou da sociedade civil, estarão em constante diálogo para garantir que todas as mulheres possam ter uma vida plena e com dignidade”.

O prefeito Euzebio Lago parabenizou as conselheiras. "Parabenizo todas as conselheiras que tomam posse aqui hoje e afirmo que uma das prioridades do nosso governo são as associações de moradores e os Conselhos de Direitos, que são braços do poder público no objetivo de levar mais qualidade de vida para a população".

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Nova Serrana foi criado no dia 25 de julho de 2018 pela Lei Municipal Nº 2.563/18

Durante o evento foi dado início às atividades em referência aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. No Brasil, a abertura dos “16 Dias” aconteceu no dia 20 de novembro em referência ao dia da Consciência Negra.

Além do prefeito Euzebio Lago, participaram também o vice-prefeito, Nelson Moreto, o secretário de Desenvolvimento Social, Gustavo Amaral, a agricultora familiar do município de Barbacena, Coordenadora das Mulheres Trabalhadoras Rurais da FETAEMG (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais) e conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Alaíde Lúcia Bagetto Moraes, a mestra em Direitos Humanos pela Universidade de Brasília, Aline Cristina Campos de Souza e a coordenadora do Centro Risoleta Neves de Atendimento de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Lúcia Helena Apolinária.

Confira no documento abaixo a lista de todas as conselheiras empossadas.

21/11/2018
1ª Posse do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher