28 MAR 2019
SAÚDE
Unidades de Saúde de Nova Serrana já estão preparadas para atender pacientes com suspeita de Dengue

Por determinação do prefeito Euzebio Lago, a Secretaria Municipal de Saúde está mobilizando todas as unidades de saúde de Nova Serrana (UBS e Policlínica) para atendimento de todos os pacientes com sintomas de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

Os profissionais das unidades foram orientados a dar prioridade aos pacientes que apresentarem sintomas relacionados a estas doenças.

O atendimento nas unidades de saúde a paciente com sintomas de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus acontecerá da seguinte forma.

Ao chegar à unidade o paciente passará pela recepção e será direcionado para o acolhimento com a equipe de enfermagem. A suspeita de Dengue será realizada através de identificação de sinais e sintomas no acolhimento.

Em caso de negativa para suspeita, o paciente seguirá o protocolo de acolhimento normal da unidade. Em caso positivo, os pacientes aguardarão atendimento médico.

Pacientes classificados como de risco (Grupo C e D) serão encaminhados para a UPA.

A UBS realizará também o monitoramento dos exames e retorno para acompanhamento

A prioridade de atendimento a estes pacientes foi determinada pelo prefeito diante da constatação de que nas últimas horas, a UPA tem recebido um número elevado de pacientes com sintomas de Dengue.

Vale lembrar que a UPA é uma unidade para atendimento de casos de urgência e emergência. Em casos de suspeita ou sintomas de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, a população deve procurar primeiramente a unidade de saúde mais próxima.