25 MAI 2019
EDUCAÇÃO
Prefeitura de Nova Serrana investe mais de R$2,4 milhões por ano em merenda escolar
Recursos são do FNDE e do caixa próprio do município

Mais do que construir e reformar escolas, o governo municipal de Nova Serrana entende a Educação como um todo, e se preocupa com cada uma das partes que a compõem: boa estrutura das escolas, profissionais capacitados, transporte escolar seguro e material didático de referência são prioridades.

Outra preocupação da prefeitura é oferecer merenda escolar de qualidade, para garantir que todos tenham as mesmas condições e oportunidades de aprendizado.

Em Nova Serrana, o governo municipal investe anualmente mais de R$2,4 milhões em merenda, sendo R$1,4 milhão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE), e aproximadamente R$1 milhão dos recursos próprios do município. Mais de 60 tipos de alimentos são oferecidos nas unidades municipais de Educação.

Arroz, cereais, feijão, leite, carne, ovos, legumes, verduras e frutas são alimentos que compõem o cardápio diário dos alunos. Nas escolas, os alunos fazem uma refeição por dia e nos Cmeis, que atendem em período integral, os alunos fazem quatro refeições diárias.

Vale esclarecer que os alimentos utilizados são oferecidos de acordo com a sazonalidade e com a demanda e perfil de cada instituição. Para o prefeito Euzebio Lago, merenda de qualidade é tão importante quando bons livros e uma boa escola.

“A partir do momento em que o aluno entra na escola, a responsabilidade por ele é nossa; é da escola. Nossa preocupação não é apenas em cumprir a lei, mas cumprir com eficiência. Oferecemos em todas as escolas e Cmeis alimentação da mais alta qualidade, afinal, ninguém aprende com fome e, infelizmente, há crianças que têm a merenda escolar como sua principal refeição do dia”.

Mas para o governo municipal, não basta apenas oferecer alimentos de qualidade. Um profissional nutricionista fica responsável por elaborar um cardápio equilibrado e balanceado (seguindo as orientações do FNDE) para que os alunos aproveitem da melhor forma os alimentos que chegam à escola; e claro, tenham uma boa saúde.

Além disso, a prefeitura de Nova Serrana adquire 50% dos alimentos da agricultura familiar, gerando renda aos pequenos produtores locais e favorecendo a aquisição de alimentos de qualidade e sem agrotóxicos. EM 2018, foram gastos R$733 mil com a aquisição de alimentos da agricultura familiar.

Relação de alimentos oferecidos nas escolas de Nova Serrana:

Açúcar cristal

Pão francês

Amido de milho

Leite integral

Arroz agulhinha tipo I

Carne bovina

Biscoito tipo maisena

Carne suína

Biscoito doce s/ recheio

Peito de frango

Canjica de milho