01 JUL 2019
Nova Serrana é destaque no acesso à educação em Minas
Município bateu metas de universalização da educação básica e ensino fundamental de acordo com TCE-MG

Universalizar o acesso à educação é uma das metas da Secretaria de Educação em Nova Serrana. E tais metas têm sido cumpridas com êxitos de acordo com os números apresentados pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), que acompanha o cumprimento das metas do Plano Municipal de Educação.

Em 2018, de acordo com o Sistema de Monitoramento dos Planos de Educação do TCE-MG, Nova Serrana ficou acima das médias estipuladas pelo Plano Nacional de Educação para a universalização da pré-escola e do ensino fundamental para população de 6 a 14 anos.

O município também atingiu as metas de garantir que 50% das crianças de 0 a 3 anos estejam matriculadas e 90% dos alunos entre 6 e 14 concluam o ensino fundamental na idade recomendada.

No ano base de 2018, Nova Serrana foi o município com maior tendência de crescimento da meta que diz respeito à inserção de crianças de 4 e 5 anos na pré-escola, de acordo com o TCE-MG.

Foram 566 matrículas de alunos de 0 a 3 anos e 2770 alunos matriculados entre 4 e 5 anos, totalizando 3336 matrículas na pré-escola. Já no ensino fundamental, para alunos de 6 a 14 anos, foram 9.650 matrículas.

Para a Secretária de Educação Neusa Gomes, a educação em Nova Serrana avança não só na construção de escolas e melhorias na infraestrutura das unidades, mas, também, na qualidade do ensino oferecido e no acesso à sala de aula. “Desde 2017 a educação em Nova Serrana avançou muito. Fizemos reformas em todas as unidades que necessitavam de reparos e obras estruturais, já entregamos três novas escolas e vamos entregar mais 3 escolas de ensino fundamental e 3 Cmeis. Mas as conquistas da Educação também podem ser vistas na melhora da merenda escolar e na da qualidade de ensino oferecido, além da ampliação do acesso à educação.”

A avaliação do TC sobre o cumprimento das metas do Plano Municipal de Educação pode ser acessada no endereço https://pne.tce.mg.gov.br/#/public/inicio.