23 ABR 2020
2ª etapa da vacinação contra Gripe vai até 8 de maio

Começou a 2ª etapa da campanha de vacinação contra a gripe em Nova Serrana. Esta fase vai até o dia 8 de maio.

Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população carcerária, funcionários do sistema prisional e profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuário têm prioridade nesta etapa.

Na primeira fase, foram vacinados 3.754 idosos (101%) e 743 trabalhadores da saúde (123%). Pessoas pertencentes a estes dois grupos que ainda não se vacinaram podem procurar uma unidade de saúde para receber a dose.

De acordo com o Ministério da Saúde, algumas categorias de risco clínico de portadores de doenças crônicas têm prioridade. A lista de grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais com prioridade para vacina da Gripe segue no final deste texto.

As vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde (UBS e PSF) e na policlínica.

Confira o horário de vacinação de cada unidade:

Grupos dos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais com prioridade para vacina da Gripe:

Categoria de
risco clínico

Indicações

Doença respiratória crônica

Asma em uso de corticóide inalatório ou sistêmico (Moderada ou Grave);

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC);

Bronquiectasia;

Fibrose Cística;

Doenças Intersticiais do pulmão;

Displasia broncopulmonar;

Hipertensão Arterial Pulmonar;

Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.

Doença cardíaca crônica

Doença cardíaca congênita;

Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade;

Doença cardíaca isquêmica;

Insuficiência cardíaca.

Doença renal crônica

Doença renal nos estágios 3,4 e 5;

Síndrome nefrótica;

Paciente em diálise.

Doença hepática crônica

Atresia biliar;

Hepatites crônicas;

Cirrose.

Doença neurológica crônica

Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica;

Considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: Acidente Vascular Cerebral, Indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares;

Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular;

Deficiência neurológica grave.

Diabetes

Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos.

Imunossupressão

Imunodeficiência congênita ou adquirida

Imunossupressão por doenças ou medicamentos

Obesos

Obesidade grau III.

Transplantados

Órgãos sólidos;

Medula óssea

Portadores de trissomias

Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Sídrome de Wakany, dentre outras trissomias.

Cabe lembrar que a vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírusmas, sim, contra três tipos de influenza (H1N1, H3N2 e Influenza B)

Em Nova Serrana, 18.040 pessoas fazem parte dos grupos prioritários. A meta é vacinar 90% dos indivíduos pertencentes a estes grupos.

Influenza (Gripe)

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também pode causar pandemias. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que a ocorrência de casos da influenza varia de leve a grave e pode levar ao óbito. A hospitalização e morte ocorrem principalmente entre os grupos de alto risco. Em todo o mundo, estima-se que estas epidemias anuais resultem em cerca de 3 a 5 milhões de casos de doença grave e de cerca de 290.000 a 650.000 mortes.

A transmissão ocorre principalmente pelo contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ou mãos e objetos contaminados por secreções. É elevada em ambiente domiciliar, creches, escolas e em ambientes fechados ou semifechados, dependendo não apenas da infectividade das cepas, mas também do número e intensidade dos contatos entre pessoas de diferentes faixas etárias.