29 ABR 2020
Ações contra a Dengue continuam em Nova Serrana

Em Nova Serrana, mesmo diante da pandemia de Coronavírus, os trabalhos de combate à Dengue não pararam. Adequações e novas estratégias foram elaboradas para que a equipe de Endemia continue orientando e ajudando a população a combater o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e do Zika Vírus.

Todos os Agentes de Endemias estão trabalhando seguindo as orientações e recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde e durante as visitas, não adentram o interior das residências.

Imóveis onde são notificados pacientes com suspeitas de Dengue, Chikungunya ou Zika Vírus recebem a presença do agente (sem adentrar o imóvel), para avaliação e retirada de inservíveis que possam acumular água parada. Nas áreas imediações do imóvel também é feita a remoção e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti.

Um trabalho de mobilização social, com som automotivo, orientações e informações, está sendo realizado nos bairros, bem como parceria e trabalho educativo nos comércios, grandes supermercados da Cidade e nos espaços públicos.

Em parceria com a secretaria de Obras, foram removidas mais de cinco toneladas de lixo, retirados das vias públicas e terrenos baldios. Aos cuidadores das hortas comunitárias foram feitas orientações de limpeza e manutenção adequadas.

A coordenadora de Endemias de Nova Serrana, Idália Carneiro, orienta a população a não afrouxar com os cuidados com a Dengue. “Lembrando que é de extrema importância a participação dos moradores, realizando as ações dentro do seu imóvel, pois a situação está crítica. O aumento do número de casos de dengue é diário. Mais de 90% dos focos são encontrados nas residências; em caixas d’água sem tampa ou tampa inadequada, pratos de plantas com água parada, lixo nos imóveis, quintais, e lotes vagos. Enfim, uma infinidade de situações completamente evitável”.

Dengue em Nova Serrana

Em 2020, Nova Serrana já registrou 382 notificações de casos de Dengue. Do total, 70 casos deram positivos e 21 foram descartados segundo exames realizados pela Funed.

Informações, dúvidas ou denúncias podem ser feitas pelos telefones 3225-8732 ou 3225-8730