10 JUL 2020
Nova Serrana é reconhecida com selo de qualidade “Educação que Faz a Diferença”

O município de Nova Serrana foi contemplado com o selo de qualidade no estudo “Educação que Faz a Diferença” – um projeto realizado pelo CTE-IRB, Iede e mais 28 Tribunais de Contas. Os resultados do estudo foram apresentados no dia 25/06, durante evento online.

Para a Secretária Municipal de Educação, Neusa Lago – “Um selo de qualidade para o município de Nova Serrana é muito importante, pois mostra o reconhecimento de um trabalho realizado com muita dedicação à educação municipal”, comenta.

A pesquisa foi lançada na quinta-feira (25/06) pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) em parceria com o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e teve a participação de todos os 28 Tribunais de Contas brasileiros com jurisdição na esfera municipal.

“Somos muito gratos a esta instituição que realizou este estudo e premiou Nova Serrana eos demais municípios com o selo de qualidade. É isso que fazemos e vamos continuar fazendo: Educação de qualidade sempre! ”, completa Neusa.

De acordo com o estudo, as redes reconhecidas buscam garantir a aprendizagem da maioria dos alunos, adotam ações para reduzir as desigualdades e manter os alunos frequentando a escola e apresentam avanços consistentes na aprendizagem dos estudantes ao longo dos anos. Além de alcançarem bons resultados de aprendizagem no Ensino Fundamental, a rede ensino de Nova Serrana atingiu critérios mínimos de qualidade na Educação Infantil. Foram analisados indicadores como aprendizado dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, segundo o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2017); Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) atual e evolução desde 2005; e taxas de aprovação, conforme o Censo Escolar.

O projeto, destaca o presidente do CTE-IRB, Cezar Miola, “nasce da ideia de os Tribunais de Contas também avançarem na análise das políticas públicas e, ao identificarem boas práticas, disseminarem as mesmas para que sirvam de referência para outros gestores e profissionais que atuam na área pública”, disse.

Nova Serrana recebeu um selo de qualidade na categoria “Bom Percurso”, que de acordo com o certificado, foi obtido pelos avanços consistentes nos indicadores educacionais ao longo dos anos, demonstrando esforço na busca por uma educação de qualidade com equidade.

Para o diretor-fundador do Iede, Ernesto Martins Faria –“É uma iniciativa que busca cumprir dois objetivos: entender quais são os diferenciais das redes com bons resultados e valorizá-las. Nós olhamos para vários indicadores educacionais para realizar um reconhecimento em escala, contemplando 118 municípios”, explica. “Podemos não ter resultados próximos ao de países desenvolvidos, mas há muitos atores comprometidos que estão fazendo a diferença na educação pública brasileira”, ressalta.

É importante ressaltar que a pesquisa “Educação que Faz a Diferença” foi realizada ao longo de 2019 e, portanto, não leva em consideração as ações adotadas pelas redes de ensino durante a pandemia.