23 FEV 2021
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Eleição dos representantes da sociedade civil para Conselho Municipal dos Direitos da Mulher acontece no dia 2 de março

Acontece no dia 2 de março, a eleição dos representantes da sociedade civil para Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em Nova Serrana. Serão escolhidos os membros titulares e suplentes para o biênio 2021-2022.

A eleição ocorrerá no dia 02 de Março de 2021, no período das 16h às 19h, na Casa de Cultura Tia Tonha (localizada na Rua Mauro Mistura, 150 – atrás do Sindinova). Poderão participar elegendo um representante, entidades não-governamentais que atuam junto à mulheres no município, sendo:

• Entidades representantes de organizações comunitárias femininas;
  • Entidades representantes de Sindicato dos Trabalhadores;
  • Entidades representantes do Movimento Negro do Município;
  • Entidades representantes de Grupo de 3a Idade do Município;
  • Entidades representantes do Movimento religioso que atuem junto à mulheres.

As habilitações das entidades deverão ser realizadas até o dia 26 de fevereiro, no Centro de Referência de Atendimento à Mulher, localizado à Rua José Rodrigues da Costa, 171 – Centro, das 08h30 às 17h.

As entidades deverão indicar duas representações, sendo uma representante titular e uma representante suplente. No ato da habilitação, as candidatas deverão apresentar documento de identidade e formulário de inscrição preenchido indicando a entidade que representa.

O que é o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM)?

É um órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, pensado para ser  planejador de políticas públicas, controlador e fiscalizador de ações ligadas às mulheres e às relações de gênero dentro do nosso município.

O COMDIM é um órgão composto por 14 conselheiras (7 titulares e 7 suplentes), sendo essas, representantes da sociedade civil e do poder público. Compete ao COMDIM desenvolver campanhas, projetos e debates no que diz respeito às mulheres e às relações de gênero, buscando combater a discriminação e ampliar os direitos desse grupo dentro do município.

O que faz o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher?

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher tem a finalidade de promover o Plano Municipal de Promoção da Mulher, em harmonia com as diretrizes traçadas pelo governo Estadual e Federal, bem como promover as políticas destinadas às mulheres e lhe assegurar participação e conhecimento de seus direitos como cidadã.