21 SET 2021
EDUCAÇÃO
FALTAR A CONSULTA OU EXAME É DESPERDÍCIO DE DINHEIRO PÚBLICO E DESRESPEITO AO PRÓXIMO
É certo que a atual administração proporcionou um extraordinário aumento da cobertura das unidades de PSF. A cobertura (atendimento à demanda da população) passou de 50% para 87,18%. Melhora da infraestrutura e modernização de sistemas constaram das prioridades deste Governo Municipal.

No entanto, há um problema que foge à capacidade de melhorar ainda mais o atendimento: o absenteísmo nos PSFs.

Em outras palavras, o absenteísmo é a falta às consultas e aos exames após serem devidamente marcados. Essa ausência é considerada um problema crônico na assistência à saúde, porque resulta em desperdício de recursos públicos. Ou seja, cada vez que um paciente falta a uma consulta ou exame, o dinheiro do contribuinte, investido naquele paciente, vai para o ralo.

Além disso, o não comparecimento a uma consulta marcada resulta em aumento da fila de espera e de demandas por urgência. Não comparecer às consultas ou aos procedimentos agendados, sem qualquer comunicação prévia ao local de realização, além de provocar gastos desnecessários (que poderiam ser investidos em outros setores da própria saúde pública), configura falta de respeito e empatia com o seu semelhante, que poderia (por necessidade) estar à espera daquela vaga.

Apenas no mês de julho tivemos um total de 725 faltas a consultas em nossos PSFs: 70 consultas de pré-natal e puerpério, 121 puericulturas, 158 preventivos e 367 consultas médicas.

Gráfico em anexo: absenteísmo no mês de julho de 2021

Faltar à consulta faz mal à saúde (dos outros). Essas consultas poderiam ter sido realizadas por outro usuário, bastaria ter avisado com 24h de antecedência.

Dicas para não perder sua consulta
• Saia com antecedência
• Programe alarmes ou lembretes
• Informe-se sobre o endereço