11 MAR 2022
GOVERNO
SETOR INDUSTRIAL DE NOVA SERRANA FECHA JANEIRO COM BALANÇO POSITIVO DE VAGAS CRIADAS
Após dois anos consecutivos tendo seu ritmo de produção balizado pela pandemia, a indústria calçadista de Nova Serrana abriu o ano de 2022 com saldo positivo de 625 contratações de acordo com os dados apresentados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) para o mês de janeiro. O número é significativo pois sinaliza a retomada da indústria após um longo período de retração.

2020 e a pandemia

O ano de 2020, marcado pela dramática instalação de uma pandemia a nível mundial, afetou de forma violenta toda a cadeia produtiva do país. Alguns setores, como a indústria calçadista, foram profunda e negativamente impactados, pois tiveram que fechar suas portas e paralisar a produção por meses seguidos, causando desemprego, desabastecimento e muitos prejuízos.

Ao final daquele ano, o Polo de Nova Serrana acumulou 13.976 desligamentos, frente a apenas 10.396 contratações; um saldo negativo de 3.580 postos de trabalho.

2021: enfrentando e superando

2021 chegou com a esperança de melhora no cenário, mas na realidade, o quadro se agravou ainda mais. Medidas de restrições e de isolamento prolongaram o período de retração da economia.

Ações em parceria entre a indústria e o governo municipal, aos poucos, foram permitindo a retomada da produção e da oferta de vagas de emprego. Uso de máscara, higienização constante das mãos, distanciamento social e regime de escala foram uma das medidas tomadas em conjunto com o Comitê de Enfrentamento e Emergência em Saúde Pública.

Ao final do ano, de acordo com dados do Caged, divulgados, a Indústria em Nova Serrana fechou o ano de 2021 com balanço positivo de 1.423 novas contratações, uma média de 120 novas vagas abertas a cada mês. No total, foram 10.687 novos postos criados e 9.264 demissões.

2022: retomada

Já o ano de 2022 começou seguindo o fluxo da retomada, com saldo positivo de 625 novos postos de trabalho criados. Foram 1.308 admissões contra 683 desligamentos.

Para o prefeito Euzebio Lago, as ações tomadas em parceria com os empresários e autoridades sanitárias garantiram a manutenção das vidas e da economia. “Desde o início da pandemia, nosso foco era garantir a saúde coletiva, oferecer tratamento adequado e salvar vidas, mas sem esquecer da economia. O reflexo das estratégias adotadas em Nova Serrana está aparecendo agora, com a recuperação econômica do município que mais cresce em Minas”