04 ABR 2022
GOVERNO
GOVERNO MUNICIPAL DISTRIBUI MATERIAL DIDÁTICO PARA MAIS DE 10 MIL ALUNOS DA REDE DE EDUCAÇÃO
Quase 10.000 alunos da rede municipal de ensino de Nova Serrana serão beneficiados com o material didático gratuito, que foi distribuído pela secretaria de Educação aos alunos e equipe pedagógica da rede infantil e do 1º ao 5º ano no ensino fundamental.

Trata-se de livros e material complementar com conteúdo moderno e similar aos utilizados por escolas particulares do estado de Minas, como explica o prefeito Euzebio Lago.

"Para nós, Educação não é despesa, é investimento. Milhões e milhões têm sido gastos, muito além dos 25% que deveriam ser investidos. Estamos gastando, 35 a 37%; é um investimento. Estamos investindo no futuro de Nova Serrana, no futuro de Minas Gerais e no futuro desta nação. Um material de altíssima qualidade, material de escola particular distribuído aos alunos. Isso traz equidade, a mesma qualidade fornecida aos nossos alunos. Essa é a nossa missão, nossa obrigação, mas estamos fazendo com o coração sabendo que a educação é o futuro desta nação"

No último sábado (02/04), cerca de 140 professores da rede infantil receberam do prefeito Euzebio Lago e da secretária de Educação o material de apoio que complementa os livros multidisciplinares distribuídos aos 2.600 alunos dos Cmeis.

De acordo com a secretária de Educação, com o material, utilizado desde 2017 pelo município, todos os alunos da rede infantil têm a mesma condição de aprendizado e acesso ao mesmo material didático.

“Esse material estamos trabalhando com ele desde 2017. Este trabalho em rede foi algo que deu certo. A criança pode estar no centro da cidade ou lá da escola de Ripas e vão estar no mesmo nível de conhecimento. Os pais estão satisfeitos e os alunos aprendem como tem que aprender. A educação infantil é a terra fértil e a gente tem que começar a lançar a sementinha para quando chegarem ao primeiro ano já estarem alfabetizados.”

A proposta da Educação em Rede visa oferecer as mesmas propostas de ensino a todas as unidades e alunos sem prejuízo para aprendizagem em caso de transferências e independentemente da região ou escola em que a criança esteja estudando.

“Desde 2017, o prefeito Euzebio e a Secretária Neusa se dispuseram a adotar essa proposta de fazer um trabalho em rede. A gente só consegue fazer um trabalho de qualidade, com equidade se for em rede. Essa proposta nasceu em 2017 e hoje já estamos colhendo os frutos deste trabalho.”

Mais de 7.200 alunos do ensino fundamental de Nova Serrana também estão sendo beneficiados com material didático que faz parte do novo sistema de educação adotado pelo município.

Além dos estudantes, a equipe pedagógica terá acesso a livros multidisciplinares, conteúdo digital, assessoria pedagógica, avaliação e monitoramento da aprendizagem, a fim de garantir um ensino eficiente e de qualidade.

O material impresso do novo sistema de ensino é composto de livros multidisciplinares com os seguintes componentes curriculares para o aluno: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Inglês e Artes.

Parte do material foi entregue na última sexta-feira (01/04) na escola Maria Alves de Brito, no bairro Itapuã. O restante do material também está sendo entregue nas demais unidades de ensino. Somente com o material do ensino fundamental, o município investiu mais de R$2,5 milhões de recursos próprios.

Rede Municipal de Educação

Em Nova Serrana, a rede municipal de Educação alcançou a marca de 15 mil alunos matriculados em 45 unidades escolares, sendo mais da metade deles funcionando em tempo integral.