10 MAI 2022
A DENGUE AVANÇA: COMBATÊ-LA É UMA PRIORIDADE
Os casos de Dengue em todo o país tiveram um aumento significativo em 2022. Nova Serrana, a exemplo de outras cidades do entorno, tem registrado um aumento preocupante. Encerrado na última quarta-feira, o segundo LIRAa (Levantamento do Índice Rápido de Infestação do aeds aegypti), apontou um resultado de IIP 3,7%.

Importante salientar que 40% dos focos foram encontrados em vasos, frascos, recipientes de degelo, materiais de construções e plantas ornamentais e outros 35,6% em depósitos no nível do solo, tais como barris, tonéis, tambores, tanques e cisternas. A maioria destes casos pode facilmente ser evitada com uma simples vistoria nas dependências de cada residência.

A Vigilância Epidemiológica de Nova Serrana, juntamente com a secretaria de Obras vem agilizando a campanha Quintal Limpo. Diante da presença de focos na maioria dos Bairros, a Campanha permanecerá ativa. As palestras com mobilização social nas unidades de saúde e em fábricas também têm sido intensificadas e o órgão tem estado à disposição da população para atender denúncias e esclarecer dúvidas.

Sem a sua participação, o mosquito ganha a guerra.

Não há como acabar com o mosquito que causa a dengue, chicungunya, zika vírus e a febre amarela sem uma participação efetiva da população.

Ajude a salvar vidas mantendo limpos quintais, lotes e não deixando água parada nas dependências de suas casas.

O combate ao mosquito é diário e contínuo: tire apenas dez minutos do seu tempo diário para conferir os locais que possam acumular água parada, evitando assim a proliferação do mosquito Aedes aegypti.