01 JUL 2022
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
AÇÕES DE COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO SÃO REALIZADAS EM NOVA SERRANA

No dia 1º de junho foi promovida pelo PAIF do CCI (Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias) uma mesa redonda com o Tema Direitos das Pessoas Idosas onde estiveram presentes como palestrantes a Promotora Dra. Adriana Prates dos Santos (4ª Promotoria de Justiça) e a Advogada do CREAS Marcela Ribeiro Soares sendo a mediação da mesa conduzida pela Assistente Social do PAIF do CCI, Andréa Domingos de Oliveira. O prefeito Euzébio Lago e o Vice prefeito Nelson Moreto estiveram presentes no evento reafirmando o compromisso da atual gestão em cuidar das pessoas.

Ao todo, 79 pessoas, entre pessoas idosas e profissionais da rede de proteção, prestigiaram o evento. As técnicas do PAIF-CCI Andréa e Jennifer Souza, psicóloga, também realizaram rodas de conversas nos grupos do SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para pessoas idosas. As profissionais explicaram as principais formas de violência sofridas pelas pessoas idosas de modo que as/os participantes possam identificar tais situações em suas vidas ou de terceiros. Eles/Elas também foram orientados/as sobre os canais de denúncia e os mecanismos de proteção e defesa dos direitos das pessoas idosas.

A equipe do SCFV também realizou panfletagem pelas ruas da cidade a fim de disseminar as informações para população. Também foi fixado um painel de divulgação da campanha na Praça da Lagoa.

COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
A equipe do CCI convoca a todos a se unirem nessa campanha pelo fim da Violência Contra a Pessoa Idosa, e orienta para que em casos de suspeita seja realizada denúncia no Disk100.

Saiba quais são as principais formas de violência:

Negligência - quando a pessoa idosa apresenta algum grau de dependência ou de necessidade de cuidado e os responsáveis deixam de oferecer cuidados básicos, como higiene, saúde, alimentação, medicamentos, proteção contra frio ou calor.

Abandono - é considerado uma forma extrema de negligência. Acontece quando há ausência total ou omissão dos familiares ou responsáveis, governamentais ou institucionais, de prestarem assistência e socorro a um idoso que precisa de cuidado e proteção.

Violência física - Entendida como qualquer conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal da pessoa idosa. Qualquer ato que possa ferir, provocando dor, incapacidade ou até a morte.

Violência sexual - é a imposição ao idoso para que faça, participe ou presencie atividades sexuais sem o seu consentimento. Isso pode acontecer por decorrência de intimidações físicas ou psicológicas. Também pode ocorrer como práticas eróticas, atos libidinosos e assédio.

Violência psicológica ou emocional - é a mais sutil das violências. É considerada qualquer conduta que: cause dano emocional e diminuição da autoestima; prejudique e perturbe o pleno viver da pessoa idosa ou vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões. Inclui comportamentos que lesem o bem-estar da pessoa idosa, entre eles, xingamentos, sustos, constrangimento, ou impedimento de que vejam amigos e familiares.

Violência patrimonial - é a exploração imprópria ou ilegal dos bens materiais ou afetivos das pessoas idosas ou o uso não consentido de seus recursos financeiros e patrimoniais. Se alguém tenta controlar, guardar ou tirar o dinheiro de uma pessoa idosa contra a sua vontade, assim como reter seus documentos pessoais, isso é considerado uma forma de violência patrimonial.

Violência moral - É considerada qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.
O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.Com o objetivo de atuar nessa luta e contribuir para a garantia de direitos das pessoas idosas, o Centro de Convivência do Idoso - CCI promoveu ao longo do mês de junho diversas ações de prevenção e conscientização.