05 JUL 2022
AÇÕES DE COMBATE À DENGUE SÃO INTENSIFICADAS EM NOVA SERRANA
Diante do grave quadro de aumento dos casos de Dengue em todo o país, Nova Serrana, através da Vigilância Epidemiológica passou a intensificar os trabalhos de vistoria e combate à doença em Nova Serrana, onde já foi confirmada uma morte e tem outra em fase de investigação.

Entre as ações estão o aumento de visitas e um maior investimento em divulgação dos males causados pela Dengue e suas consequências.

Em bairros com maior número de notificações de casos suspeitos, são feitas visitas aos sábados. Esse trabalho é constituído de informações, orientações, tratamento de caixas d’água abertas ou com presença de focos no momento da visita; é feita a vedação da caixa d’água, quando disponível a tampa no momento da visita, e um trabalho intenso de conscientização junto a proprietários de imóveis e moradores, explicando a estes a importância de providenciar em caráter emergencial a vedação da sua caixa d’água.

Além disso, a Vigilância tem proferido com mais recorrência palestras em fábricas, escolas e diversas instituições públicas e privadas.

Eliminação de focos

A coordenadoria de Vigilância Epidemiológica tem também trabalhado na remoção de lixo, em vias públicas, e lotes vagos, retirando de utensílios que possam acumular água parada e realizado a aplicação de inseticida para eliminação de mosquito adulto em bairros com maior quantitativo de casos suspeitos de dengue.

Mutirão para eliminação de focos

Outra importante ação em curso é o mutirão de eliminação (com o auxílio de caminhões de lixo) de entulhos, responsáveis por focos do mosquito Aedes Aegypti .

A Dengue mata: evitar mortes é a obrigação de todos

No entanto, segundo a coordenadora da Vigilância, Idália Carneiro, esse trabalho todo pode se perder se não houver a participação efetiva e comprometida de toda a população no sentido de combater a doença.

“Precisamos, urgentemente, que as pessoas tomem consciência de sua responsabilidade e importância na luta contra a Dengue: sozinhos não conseguiremos nada. A dengue mata e as pessoas têm obrigação de fazer a sua parte”, alerta a coordenadora.