06 JUL 2022
SECRETARIA DE SAÚDE REALIZARÁ TERCEIRO LIRAa DE 2022

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Nova Serrana prepara para dar início a um novo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti  (LIRAa). A amostra será realizada a partir de segunda-feira, dia 11 de julho: será o terceiro levantamento feito em 2022.

A vigilância segue a programação da Secretaria de Estado da Saúde (SES/Divinópolis) e tem a previsão de concluir os trabalhos no dia 15 (sexta-feira).

A fim de agilizar o processo e concluir o levantamento em tempo hábil (e também em atendimento a uma solicitação da própria regional) a vigilância epidemiológica local usará todo o seu efetivo.

Esse esforço se mostra necessário diante do agravamento e aumento dos casos de pessoas acometidas pela doença nos últimos meses em todo o Brasil. Situação que já resultou em mortes: inclusive em Nova Serrana, onde já foram contabilizados dois óbitos (um confirmado e outro em investigação).

Colabore com os agentes da vigilância

O levantamento é de suma importância e consiste em visitas a diversas casas de todos os bairros da cidade com o intuito de detectar possíveis focos do mosquito, responsável pela transmissão da dengue, febre amarela, zika e chikungunya.

Uma vez identificados focos com larvas de mosquito no local, o material é coletado e entregue ao setor de pesquisa da secretaria de Saúde, onde é identificada no laboratório a presença do aeds aegypti no local, ou não. Caso seja o resultado positivo, a secretaria, através de sua equipe de endemias passa a reforçar os trabalhos de intensificação nos bairros atingidos pelos focos, para a eliminação dos insetos, evitando adoecimentos e óbitos.

Faça a sua parte e receba bem os agentes

É importante que todos façam a sua parte, contribuindo para a melhoria da saúde como um todo e evitando mortes de amigos e familiares.

Manter quintais, lotes e prédios desabitados limpos, evitar ter vasilhas e recipientes com água parada e garantir que a sua caixa d’água está tampada e limpa é a sua contribuição e sua responsabilidade. E estas simples atitudes salvam vidas. A dengue mata: entre nessa guerra contra o mosquito.