26 OUT 2022
SAÚDE
MINISTÉRIO DA SAÚDE AMPLIA OFERTA MENIGOCÓCICA PARA ADOLESCENTES ENTRE 11 E 15 ANOS

O Ministério da Saúde ampliou a oferta da vacina meningocócica ACWY (Conjugada) para os adolescentes não vacinados entre 11 e 15 anos de idade e a HPV, para meninos e meninas de 9 a 14 anos; anteriormente, a vacina HPV era para meninos de 11 a 14 anos de idade.

A faixa etária em maior risco de adoecimento para a doença meningocócica é a de crianças menores de um ano de idade, no entanto, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença na comunidade, em decorrência de elevadas taxas de estado de portador do meningococo em nasofaringe. Portanto o ministério enfatiza a necessidade do desenvolvimento de novas estratégias de imunização, incorporando ou ampliando a vacinação para adolescentes não vacinados, com o intuito de reduzir o número de portadores da bactéria em nasofaringe.

Já a vacinação contra o HPV em adolescentes é utilizada por mais de 100 países em seus programas nacionais de vacinação, e vários deles já possuem estudos de impacto desta estratégia com resultados positivos no que diz respeito à prevenção e redução das doenças ocasionadas pelo vírus HPV (câncer do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe e verrugas genitais).

Apesar da segurança e efetividade dessa vacina, são preocupantes os dados de cobertura vacinal, especialmente os referentes à segunda dose e no sexo masculino, resultando assim, em um maior contingente de não vacinados no país, e sem a proteção devida para as infecções causadas pelo HPV e seus efeitos deletérios.

Ampliação da vacina de Meningite ACWY para adolescentes entre 11 e 15 anos (uma dose).

HPV para meninos e meninas de 9 a 14 anos (duas doses). A vacina está à disposição da população em todas as unidades do município.

Procure a unidade de saúde mais próxima, no seu horário de funcionamento: portando documentos pessoais, cartão do SUS e cartão de vacinas. Vacinação é proteção e um ato de carinho.