08 MAI 2023
EQUIPE DO NASF MANTÉM EM 2023 GRUPOS DE ORIENTAÇÃO PARA PACIENTES COM ANSIEDADE
O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) vem desenvolvendo no município desde o ano passado, atividades coletivas de promoção e educação a respeito do bem-estar mental. O tratamento é feito a partir da formação de grupos de usuários do serviço de saúde pública e acontece nos PSFs.

Os encontros visam orientar o cidadão sobre a necessidade de buscarmos a harmonia entre corpo e mente, e como um afeta o outro; através das emoções, sentimentos, comportamentos e sintomas. Os grupos também favorecem espaço de acolhida e a troca de experiências de vida entre os participantes.

Trate-se

A ansiedade é o mais comum transtorno psiquiátrico e psicológico presentes na vida do ser humano. Ela resulta em um importante comprometimento funcional e incide na qualidade de vida do paciente, provocando sensações difusas, vagas e desagradáveis de preocupação excessiva ou de expectativa apreensiva.

Diante disso, sintomas físicos podem ser desencadeados como tremores, inquietação, dor de cabeça, falta de ar, suor excessivo, palpitações, problemas gastrointestinais, irritabilidade e alterações de humor, dentre outros.

O atendimento coletivo realizado nos PSFs objetiva informar aos pacientes sobre o que é ansiedade e como ela interfere na vida cotidiana. Durante os encontros são realizadas atividades que permitem aos participantes autoavaliar o seu estado e identificar quais os eventos ou sentimentos estressores contribuem para o aumento ou manutenção da ansiedade.

Fique atento as datas dos próximos encontros:

MAIO

UBS Bairro Belvedere: 1º encontro 08 – 15/5 – 22/5 - 29/05