16 MAI 2023
SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA O ENFRENTAMENTO À DOENÇA DE CHAGAS

Nos dias 10 e 11 de maio, médicos, enfermeiros e farmacêuticos da rede pública de Saúde  de Nova Serrana participaram de uma capacitação voltada a assegurar assistência de qualidade, aos pacientes com doença de Chagas.

A capacitação surgiu de uma parceria entre o município, o Centro São Paulo-Minas de medicina tropical, o SaMiTrop, representado pela Universidade Federal de São João del-Rei e a Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis/SES-MG.  O curso foi ministrado pelo infectologista espanhol e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz, Israel Molina. O encontro deste ano dá seguimento ao projeto iniciado no município em outubro de 2022, voltado a proporcionar um diagnóstico precoce e tratamento oportuno, a fim de garantir melhor qualidade de vida aos pacientes diagnosticados com a doença.

Sobre a doença de Chagas

A doença de Chagas constitui um problema de saúde pública de dimensão internacional. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que a enfermidade é endêmica em todos os países da América Latina, onde estima-se que de 8 a 10 milhões de pessoas estejam infectadas. No Brasil, conforme registros do ministério da Saúde, cerca de 2,9 milhões de pessoas convivem com a doença, que mata (apenas no Brasil) uma média de seis mil pessoas por ano.

Além da transmissão do Trypanosoma cruzi, pelo barbeiro, a enfermidade também é causada pelo consumo de alimentos contaminados, entre os quais o açaí e o caldo de cana; pela transmissão vertical, de mãe para filho; pela transfusão sanguínea, transplantes de órgãos e acidentes laboratoriais. No decorrer dos anos, ao se tornar crônica, a doença de Chagas causa problemas no esôfago, intestino e coração.

Como tratar

Os doentes crônicos podem ser acompanhados pelo programa Estratégia de Saúde da Família

Se você apresenta alguns dos fatores de risco abaixo, procure sua unidade de saúde e agende uma consulta médica ou de enfermagem

•Mora/morou em locais onde tem barbeiro da doença de Chagas ou já morou próximo a estes locais;

•Mora ou morou em casas de taipas, sapê, pau-a-pique, madeira ou barro;

•Recebeu transfusão de sangue antes de 1992;

•Foi picado pelo barbeiro da doença de Chagas (Chupão, Fincão, Chupança);

•Têm familiares ou mora/já morou com alguém que tenha diagnóstico de doença de chagas;

•Mora/morou em região hiper-endêmicas (Norte de Minas Gerais e Vale do Jequitinhonha, norte e nordeste do país e América Latina).