24 MAI 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
SEMINÁRIO DISCUTE O COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
No dia 18/05/2023, data que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o CREAS "Dona Dolores Bretas de Lima", equipamento vinculado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoveu o Seminário "Da acolhida à notificação: o caminho para a efetivação da proteção integral perpassa pela participação ativa de toda rede intersetorial de atendimento à criança e ao adolescente." ministrado pela Delegada Angelita Soares.

O evento iniciou com a fala do prefeito Euzebio Lago e seu secretário de Governo Enéas Fernandes, enfatizando a importância do evento para o combate a esse mal que ainda assombra a sociedade.

Em seguida a equipe do CREAS apresentou os serviços ofertados, sendo ele uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

Outro tema abordado foi a morte de Araceli, que em 18 de maio de 1973 desapareceu e dias depois foi encontrada morta e carbonizada no Espírito Santo. Apesar da brutalidade do crime, até hoje, 50 anos depois, ninguém foi punido.

O dia do desaparecimento de Araceli passou a servir de marco para alertar a sociedade sobre a violência contra as crianças. O 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, desde o ano 2000.

Dados de acompanhamento por gênero e por bairro também foram apresentados pelo equipamento, uma realidade triste e que precisa ser combatida.

A delegada Angelita Soares ressaltou que participar de uma palestra como esta é ter compromisso consigo mesmo, com a ética, com a moral e com o coletivo; é preocupar em proteger à população mais frágil de nossa sociedade: as crianças e adolescentes. Discutiu também a seriedade de deixar de denunciar casos de crimes sexuais praticados contra crianças ou adolescentes, além de suas respectivas punições.

Importante destacar a responsabilidade do poder público e da sociedade na garantia do atendimento à crianças, adolescentes e suas famílias, por meio da atuação em rede, fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos preconizado no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal 8.069/90) e tendo como lócus privilegiado os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente no âmbito dos estados e municípios.