06 FEV 2013
Nova Serrana tem 71,4% dos bairros infestados pelas larvas do mosquito da dengue

Nova Serrana-MG está em situação de alto risco por causa da concentração de larvas do mosquito transmissor da dengue, Aedes Aegypt. Segundo dados do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypt (LIRAa), 35 dos 49 bairros inspecionados estão com pontos contaminados. A classificação da pesquisa para o município é de 6,7%, quando o tolerável é de 1%.

Os pontos mais preocupantes estão nos bairros Romeu Duarte, Centro, São Geraldo e Planalto. Os locais com maior índice de infestação são recipientes descartáveis, como copos, garrafas, vasilhas plásticas, além de sacolas e demais tipos de lixos. Do total de pontos, 94% encontram-se em residências. “É de fundamental importância a participação da população no controle da dengue, já que as pesquisas mais recentes apontam a presença do mosquito dentro das casas, onde o agente por si só, não consegue eliminar o foco”, explica a supervisora de endemia, Solange Aparecida Silva Dellavali.

O levantamento foi realizado entre os dias 15 e 18 de janeiro de 2013. Na cidade já foram notificados 27 casos laboratorialmente, na região do bairro Frei Paulo. Destes, 26 aguardam resultado e um tem confirmação positiva.

Prefeitura atua no combate a dengue
Dia 23 de janeiro, cerca de 30 funcionários do setor de epidemiologia da prefeitura de Nova Serrana receberam capacitação para atuar em casos emergenciais. Outra medida para evitar a proliferação das larvas do mosquito transmissor da dengue é a realização de mutirões nas regiões mais críticas.

Durante os próximos dias haverá nos bairros da cidade capina, retirada de entulho, varrição de ruas e limpeza de lotes. Os locais com maior índice de infestação serão atendidos primeiro. “As pessoas que quiserem retirar entulhos ou objetos indesejados de suas residências, nos dias de mutirão, podem deixar na frente das casas, para que nossa equipe transporte para locais adequados”, afirma o chefe de obras, Edinaldo Pinto de Souza.

Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Nova Serrana
Secretário Lázaro Camilo