22 SET 2018
SAÚDE
Gestão Compartilhada é implantada na UPA e melhorias já são notadas pela população
Novo modelo de cogestão possibilita melhoria nos serviços e economia aos cofres públicos

Desde que o modelo de gestão compartilhada foi implantado na Upa de Nova Serrana, em agosto deste ano, muita coisa já melhorou. Isso mostra que foi mais uma ação acertada do atual governo para transformar a Saúde do município em referência no centro oeste mineiro.

A gestão compartilhada foi definida no Processo de Chamamento Público nº 009/2018, cuja vencedora foi a Organização Social de Saúde Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus. (OSS HMTJ), uma organização sem fins lucrativos que possui mais de cinco anos de experiência em gestão de saúde, além da certificação ONA, concedida a instituição que atendem aos critérios de segurança, incluindo aspectos estruturais e de gestão.

A mudança na forma de gerir a UPA tem como objetivos melhorar a qualidade de serviços prestados aos pacientes, diminuir o tempo de espera e gerar economia aos cofres públicos.

O novo modelo de gestão é feito em parceria com a prefeitura, onde todas as decisões e a execução do contrato são acompanhadas e fiscalizadas pelos profissionais da Secretaria de Saúde e pela Comissão de Avaliação, constituída para este fim.

Para o prefeito Euzebio Lago, a UPA de Nova Serrana já começa a ganhar as características que anunciadas pelo atual governo. “Da recepção ao paciente, passando pela presteza e qualidade no atendimento médico, limpeza e manutenção das instalações, quem busca um atendimento de urgência e emergência no local já pode observar a diferença. Esta ação, somada a outras medidas, como a abertura do município a investimentos da iniciativa privada no setor de medicina, que está proporcionando a construção do Hospital Santa Mônica; e ainda, a gestão administrativa do Hospital São José, além da ampliação do atendimento da atenção primária, com abertura de quatro Unidades Básicas de Saúde, mostram que estamos no caminho certo. Estamos avançando na Saúde em Nova Serrana, apesar das dificuldades”

Benefícios

Segundo a secretária de Saúde de Nova Serrana, Glaucia Sbampato, algumas melhorias já podem ser observadas pela população. “Já contamos com coleta de exames 24 horas, Raio X e farmacêutico também 24 horas. Já temos mais de 150 tipos de medicamentos à disposição dos usuários, os funcionários  estão todos uniformizados, e também já aumentamos em 30% o quadro de funcionários. Além disso, houve uma melhora significativa na limpeza e manutenção da UPA com a aquisição de maquinários para limpeza e higienização”.

O Diretor Administrativo da UPA, André Tavares (OSS HMTJ), fala sobre as demais melhorias que ainda serão executadas.

“Teremos diversas mudanças que melhorarão o serviço oferecido à população. Podemos citar a implantação de protocolos que reduzem o tempo de permanência dos pacientes na UPA e a implantação de prontuário único do paciente, que será informatizado e trará todas as informações do quadro clínico do paciente e sua evolução, facilitando a atuação dos profissionais, seja na UPA ou nas UBSs”.

Além da realização de pesquisa de satisfação permanente, a gestão compartilhada com uma organização filantrópica, como a OSS HMTJ, possibilita a isenção de alguns impostos e a aquisição de serviços e insumos com menor custo.

“A forma de cogestão do município com a OS garante agilidade e economicidade tanto para aquisição de bens e serviços quanto para contratação de profissionais, garantindo o melhor uso dos recursos públicos”, explica Glaucia.

O novo modelo de gestão da UPA também prevê:

·         Maior agilidade na aquisição de equipamentos e manutenção

·         Maior rapidez e modernidade nos serviços

·         Prestação de contas mensal para Conselho Municipal de Saúde

·         Plano de investimento para melhorias na UPA

·         Melhorias físicas e estruturais

·         Metas de qualidade no atendimento

Conheça mais sobre a Organização Social de Saúde Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus no site http://osshmtj.org.br/