25 FEV 2013
Situação da Dengue em Nova Serrana
Nova Serrana tem seis casos confirmados de dengue. Prefeitura e Secretaria de Saúde trabalham no combate ao foco.

Seis casos de dengue foram confirmados em Nova Serrana. Outros 169 exames para identificar a doença aguardam resultado. Todos os bairros apresentam focos do Aedes Aegypt, o mosquito transmissor e os criadouros estão, principalmente, nas residências. Entre as localidades com maior número de notificações estão Frei Paulo e Capão.

A Prefeitura e a Secretaria de Saúde estão trabalhando com o objetivo de informar a população sobre a prevenção da doença e com ações pontuais para acabar com o risco. Até o dia 1º de março, entre 5h e 17h, o carro do fumacê estará percorrendo os bairros: Planalto, Frei Ambrosio, Campo Belo, Concesso Elias, Novo Horizonte, Veredas da Serra, Centro, Frei Paulo, Romeu Duarte, Jardins do Lago, Maria José do Amaral, São Cristovão, Santa Cruz, Morada do Sol II, São Geraldo e Laranjeiras. Além disso, agentes com bomba costal fazem o reforço nos pontos mais afetados, entre 7h e 15h. É importante que os moradores abram portas e janelas para que o inseticida tenha eficácia.

No final de janeiro, 30 agentes de saúde participaram de treinamento para ações de combate a dengue e o setor de Obras da Prefeitura está fazendo o Mutirão da Limpeza em toda a cidade, para limpar lotes vagos, ruas e praças. “Estamos trabalhando para eliminar o foco da dengue, mas as pessoas precisam se conscientizar da importância de limpar seus quintais e eliminar locais que possam abrigar as larvas do mosquito transmissor”, afirma a supervisora de endemia de Nova Serrana, Solange Dellavali.

O município está em situação de alto risco por causa da concentração de larvas do Mosquito Aedes Aegypt. Segundo dados do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypt (LIRAa), 35 dos 49 bairros inspecionados estão com pontos contaminados. A classificação da pesquisa para o município é de 6,7%, quando o tolerável pelo Ministério da Saúde é de 1%. A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 18 de janeiro de 2013.

Secretaria de Comunicação Social
Secretário Lázaro Camilo