19 MAR 2013
Índice de infestação da Dengue diminui em Nova Serrana
Levantamento Rápido apontou queda de 2,7% em relação ao último LIRAa

O índice de infestação do mosquito da Dengue baixou em Nova Serrana. Segundo o resultado do último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa), o percentual passou de 6,7% para 4%.

O número ainda indica situação de alto risco, pois o tolerável pelo Ministério da Saúde é de 1%. A Secretaria Municipal de Saúde trabalha para manter a infestação dentro dos limites aceitáveis e Nova Serrana livre de uma epidemia de Dengue.

A equipe de epidemiologia trabalha com ações pontuais e bomba costal fazendo o reforço nos locais mais afetados. Além disso, o Setor de Obras intensifica a limpeza de lotes vagos e a retirada de entulhos.

A coleta das informações do LIRAa foi realizada entre os dias 12 e 15 de março, em todos os bairros de Nova Serrana. São Geraldo e Romeu Duarte foram os locais com maior índice de criadouros do Aedes Aegypti.

Os agentes encontraram focos do mosquito da Dengue principalmente em lixos e resíduos sólidos (48%), seguido por vasos e pratos, frascos com plantas e bebedouro de animais (24%).

A supervisora de Endemia de Nova Serrana, Solange Dellavali, pede mais uma vez, a colaboração da população para que o próximo LIRAa esteja dentro dos limites toleráveis de infestação de Dengue. “No final de abril, um novo LIRAa será feito e precisamos estar dentro do preconizado pelo Ministério da Saúde. Pedimos a colaboração da população para reverter essa situação. Nós somos um conjunto, um todo na luta contra a Dengue”, frisa Dellavali.

Nova Serrana tem 46 casos de Dengue confirmados em 2013. Outros 768 foram notificados, mas aguardam resultados laboratoriais.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024