03 ABR 2013
Semana da Saúde na Escola fecha com balanço positivo
Mais de 12 mil alunos passaram por avaliações de peso, altura e acuidade visual

A Secretaria de Saúde de Nova Serrana fechou a Semana da Saúde na Escola com balanço positivo. Mais de 12 mil alunos passaram por avaliações para checar o estado de saúde. As informações obtidas nos testes nortearão a secretaria em futuros programas de academia, acompanhamento nutricional e psicológico.

Durante uma semana, 27 escolas públicas de Nova Serrana foram visitadas pela equipe da secretaria de Saúde, auxiliada por acadêmicos do curso de enfermagem da UNIPAC.

No total, 12.200 estudantes passaram por avaliações antropométricas (peso e altura) e exame de vista. Nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) foi realizado, também, triagem do teste do olhinho. Além disso, foram realizadas nas unidades de ensino palestras sobre álcool, crack e outras drogas.

A diretora da Escola Estadual Antônio Martins, Lilian Franco, aprovou a ação e falou sobre a importância dessas avaliações para o bom rendimento escolar dos alunos. “Apoiamos e reconhecemos a importância desta ação em prol da saúde da criança e do adolescente. Sabemos que a obesidade é uma doença que está relacionada a hábitos alimentares inadequados. Destacamos ainda, a importância do teste de visão, já que este problema interfere diretamente no desempenho do aluno na escola”.

A iniciativa também foi elogiada pela diretora da Escola Municipal Belchior Preto, Maria das Graças. “Por meio desse trabalho da Secretaria de Saúde vamos detectar problemas que afetam diretamente o rendimento escolar dos alunos”. Maria destacou ainda que as avaliações vão orientar ações na escola em prol da saúde dos alunos. “É uma maneira também de nos orientar quanto ao oferecimento de uma alimentação mais saudável”.

De acordo com o Secretário Adjunto de Saúde, Geraldo Richard, os dados obtidos com as avaliações ajudarão na elaboração de projetos de atenção à saúde. “Os dados obtidos nas avaliações de alunos sobre peso e algum déficit da acuidade visual nos auxiliarão na organização de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde como programas de academias, acompanhamento nutricional, psicológico”.

O programa Saúde na Escola visitou 16 escolas municipais, seis estaduais e cinco CMEI’s.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024