Na tarde desta terça-feira (2/4) aconteceu no Auditório da Prefeitura o evento de lançamento da Construção do Plano Municipal da Primeira Infância. O momento contou com a presença do prefeito, Euzebio Lago, da secretária de Educação, Neusa Lago, e dos secretários municipais de Governo, Enéas Fernandes, e de Cultura e Turismo, Hudson Bruno Lemos.
O chefe do executivo fez questão de reafirmar o compromisso com a educação e de forma particular, com as crianças menores: “nós assumimos com coragem a missão de cuidar das pessoas, e isso passa principalmente pelo cuidado com a base. Nossos pequenos merecem o melhor e é para isso que estamos trabalhando. Hoje mais um passo é dado através da efetivação do Comitê que vai unir forças na Construção do Plano Municipal da Primeira Infância.”
O Comitê Intersetorial da Primeira Infância será o órgão que construirá a ação de metas e estratégias das políticas públicas em prol dos direitos das crianças de 0 a 6 anos do município.
Ele é intersetorial porque envolve diversas secretarias do município e órgãos públicos que trabalham pela causa da primeira infância. Durante o evento, os membros do comitê de Nova Serrana foram apresentados e empossados.
Para saber mais!
A campanha é realizada pela Rede Primeira Infância – Minas Gerais (REPI-MG), sendo Nova Serrana uma das primeiras cidades de Minas a entrar na elaboração de seu próprio Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI).
A construção do Plano possui várias fases como: a criação do comitê, o diagnóstico da situação da primeira infância, os debates dos grupos de trabalho temáticos, a escuta das crianças e adultos.
Além das reuniões e audiências públicas, a definição das ações e prazos, a redação final e a aprovação no CMDCA e na Câmara Municipal. Por fim, acontece a sanção do prefeito e, a partir daí, a implementação do Plano, que é seguido de monitoramento e avaliação.
A proposta é pensar conjuntamente as estratégias necessárias para potencializar as ações já em andamento em nosso município e iniciar as ações que faltam para efetivar os direitos das crianças pequenas.