A prefeitura de Nova Serrana investiu em 2015, quase três milhões de reais em merenda escolar. Foram quase dois milhões dos cofres do município e mais de 1 milhão em recursos federais.
Foram gastos aproximadamente 2,7 milhões em programas para melhorar a merenda escolar e incentivar a agricultura familiar em propriedades rurais de Nova Serrana. Cerca de 1,7 milhões vieram dos cofres do município e outros 1 milhão através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Atualmente todas as escolas municipais da cidade contam com o apoio de nutricionistas que montam, junto com os gestores escolares, cardápios mensais baseados em uma alimentação saudável, nutritiva e saborosa, além de fiscalizarem o acondicionamento dos alimentos e o prazo de validade.
Para Carmélia Teles, Secretária de Educação, uma alimentação saudável, principalmente na fase escolar, pode prevenir uma série de doenças e ainda evitar a obesidade infantil, além de oferecer melhor qualidade de vida às crianças e formar hábitos alimentares adequados à faixa etária.
“Por isso, nas Escolas e creches de nossa rede municipal, a merenda escolar é cuidadosamente elaborada e servida aos alunos com base em cardápio específico, preparado por nutricionistas que levam em conta o valor nutricional dos alimentos, garantindo dessa forma, os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento adequado das crianças e seu bem estar durante o período em que permanecem na Escola”, explica Teles.
A Prefeitura também ampliou ainda a compra de verduras, legumes e frutas para a merenda escolar direto dos agricultores locais. Só em 2015, foram investidos cerca R$600 mil reais na compra de alimentos da agricultura familiar.
Segundo o Prefeito Joel Martins, não são só os alunos que são beneficiados com os investimentos em merenda escolar. “A agricultura familiar também ganha porque tem uma demanda segura que garante a produção durante todo o ano. Essas ações ajudam a melhorar o que é servido nas escolas e, ao mesmo tempo, contribuiu para fortalecer nosso produtor rural.”