31 JAN 2017
Prefeitos discutem implantação do Aterro Sanitário
Prefeito Euzebio Lago cobra apoio para reintegração de posse da área

Os prefeitos das cidades que participam do Consórcio Intermunicipal de Aterro Sanitário do Centro Oeste Mineiro (CIAS – Centro Oeste) se reuniram na sexta-feira (27), para discutirem os próximos passos para a conclusão do projeto.

Foram discutidos temas como a cobrança automática das mensalidades via débito no FPM pelo Banco do Brasil, a aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico, a instalação de uma usina de beneficiamento de lixo hospitalar na fazenda Canta Galo, além da eleição dos membros do Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Conselho de Secretários.

O prefeito de Nova Serrana e vice-presidente do CIAS, Euzebio Lago, participou do encontro e reafirmou seu compromisso de dar continuidade à instalação do aterro, discutindo com a população as formas de diminuir ao máximo os impactos ambientais e sociais.

“Estou dizendo isso repetidas vezes e volto a afirmar, estamos implantando um Aterro Sanitário Controlado, não é um lixão. Ou seja, os benefícios desse projeto são enormes, porque vamos ter um local correto para gerenciamento do serviço e descarte adequado dos resíduos. Lembrando que são 10 cidades que participam desse convênio e todas estão interessadas na continuidade do projeto”.

Euzébio também pediu apoio aos demais prefeitos no processo de reintegração de posse da área onde será instalado o aterro. “As providências já estão sendo tomadas. A Procuradora de Nova Serrana, Fernanda Bechelane, já ingressou com um mandato de reintegração de posse, mas precisamos que os demais prefeitos manifestem apoio nessa questão, uma vez que a causa não é só de Nova Serrana e sim de todos municípios consorciados”.

O CIAS também prevê apoio aos municípios participantes para implantação do sistema de coleta seletiva e reciclagem nos município. O aterro será instalado na fazenda Canta Galo, na divisa dos municípios de Nova Serrana e Conceição do Pará.

Participam do consórcio as cidades de Nova Serrana, Pitangui, Perdigão, Conceição do Pará, Igaratinga, Leandro Ferreira, Onça do Pitangui, Moema, São Gonçalo do Pará e Araújos. O presidente do CIAS é o atual prefeito de Pitangui, Marcílio Valadares.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024