Parte do cotidiano das pessoas nos finais de semana em Nova Serrana, as feiras livres são espaços que reúnem desde produtos da agricultura familiar até artesanatos, roupas e eletrônicos, além disso, são locais de socialização e encontro.
Com o objetivo de conhecer melhor os feirantes, assim como os produtos comercializados e buscar formas de democratizar e organizar o espaço das feiras, as Secretarias Municipais de Cultura e Meio Ambiente estão realizando o recadastramento de todos os feirantes. O levantamento já foi feito e agora o projeto está na fase de cruzamento dos dados.
Atualmente são realizadas quatro feiras livres em Nova Serrana, nos bairros Romeu Duarte (quinta-feira), São Geraldo (sexta-feira), Centro (sábado) e Planalto (domingo).
Para esclarecer sobre o processo de reestruturação das feiras, o Secretário de Cultura Jonathas Wagner respondeu algumas perguntas da Secretaria de Comunicação. Confira a entrevista.
1 - Qual o objetivo do recenseamento dos feirantes?
Num primeiro momento é a necessidade de se conhecer melhor a feira e quem a faz, de fato; quem são, que produtos comercializam e de onde vêm estas pessoas.
2 - Atualmente, quantos feirantes têm permissão para comercializar nas feiras?
Bem mais do que se gostaria e bem além do que se pode considerar normal. As feiras (especialmente as do centro e do Planalto) estão inchadas e, graças à falta de fiscalização de administrações anteriores, abrigam diversos casos de usuários em situação irregular. Todas elas precisam passar por um processo de racionalização e melhor distribuição e ocupação do espaço público.
3 - Quais foram as principais irregularidades detectadas?
Muita gente de fora de Nova Serrana (a maioria, aliás); excesso de barracas comercializando produtos industrializados; falta de padrão das barracas e má alocação; além de produtos variados misturados e não divididos em setores.
4 - Quais as estratégias para corrigir isso?
Findado o recadastramento (o que já foi feito), passar-se-á agora à fase de cruzamento de informações e, a partir destas à correção das autorizações duplicadas (dadas a diversos parentes) e uma reorganização do espaço; bem como a limitação de barracas.
5 - Há possibilidade de abrir mais vagas para novos feirantes?
A ideia é rever diversas autorizações dadas aos expositores para, em seguida, reordená-las. Partindo da ideia de priorizar os pedidos de moradores de Nova Serrana.
6 - A prefeitura estuda ampliar o apoio aos feirantes?
Esta é a ideia por trás de toda esta rearrumação. Dar mais conforto e oportunidade aos feirantes: em especial àquelas pessoas que têm nesse comércio sua principal fonte de renda e que são moradoras de Nova Serrana.