As invasões de áreas públicas e de preservação é um problema que se arrasta por anos em Nova Serrana. Visando colocar um fim nessa prática criminosa, o prefeito Euzebio Lago participou de uma reunião com a promotora da Comarca, Maria Clara e com o coordenador das promotorias regionais, Leandro Willi.
Também participaram do encontro o Procurador Adjunto de Nova Serrana, Rildo Oliveira, o secretário de Meio Ambiente, Remirton José e representantes da 7º Cia Ind. Mat.
O objetivo da reunião foi discutir e propor ações em conjunto a fim de cercear as ações dos invasores. Atualmente, as invasões na área urbana de Nova Serrana e na Fazenda Canta Galo, onde será instalado o Aterro Sanitário, são as maiores preocupações das autoridades.
Uma das propostas foi a criação de um Protocolo de Ação, ou seja, ações em conjunto envolvendo Ministério Público, Polícia Militar e Prefeitura para fiscalizar e coibir as invasões, além de agilizar os processos de reintegração de posse.
Outro problema discutido foram os pontos clandestinos de ligação elétrica, os conhecidos “gatos”. Foi sugerido que o Ministério Público notifique a Cemig quanto às irregularidades para que a mesma reforce a fiscalização e tome as medidas cabíveis para evitar a prática ilegal.