O Prefeito Euzebio Lago participou ontem (14), da abertura da Escola do Legislativo, por meio da qual se realiza o Parlamento Jovem 2017, realizada na Câmara Municipal com a presença de vereadores, professores, secretários e alunos de escolas públicas e privadas de Nova Serrana.
Euzebio falou sobre a importância do projeto para a formação de jovens cidadãos conscientes de seu papel na sociedade e lembrou que o programa foi instituído em Nova Serrana em seu mandato como presidente da Câmara de Vereadores, em 2011.
“Esse projeto começou pequeno em Nova Serrana e hoje tem essa proporção que podemos observar, com dezenas de alunos envolvidos. Isso mostra amadurecimento dos nossos jovens e a esperança de que em um futuro próximo teremos a maioria dos homens públicos, pessoas de caráter e compromissadas com a sociedade”.
Esse ano, os alunos de Nova Serrana discutirão o tema “Educação política nas escolas”. São cerca de 60 alunos da cidade participando das oficinas, semanalmente, de modo alternado na Câmara e na Escola, para o desempenho das atividades.
Parlamento Jovem
O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.
O projeto existe desde 2004 e é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), e a PUC Minas, por meio do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e da Pró-reitoria de Extensão (Proex). Atualmente se realiza em parceria com diversas câmaras municipais mineiras.
A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação que permitem a vivência.