03 MAI 2017
Olho Vivo é inaugurado e sistema já está em funcionamento
31 câmeras foram instaladas em 18 pontos estratégicos da cidade

O prefeito Euzebio Lago, participou com o deputado estadual, Fábio Avelar, e o comandante geral da PMMG, Helbert Figueiró, da inauguração do sistema de monitoramento Olho Vivo e da digitalização da rede de rádio da PM de Nova Serrana. O evento aconteceu nesta quarta-feira (3), no 60º BPM e contou com a presença de vereadores, secretários e autoridades.

A instalação das 31 câmeras em 18 pontos estratégicos da cidade foi concluída e o sistema já está em funcionamento. As câmeras contribuirão para potencializar o policiamento e melhorar a ação de prevenção e repressão da Polícia Militar, bem como na recomposição de provas de crimes ocorridos.

Já a digitalização da rede da PM, possibilitará maior agilidade nos atendimentos e evitará que a frequência da polícia seja copiada, uma vez que as mensagens passam a ser criptografas.

Ambos os projetos foram custeados a partir de uma emenda parlamentar do deputado estadual, Fábio Avelar, no valor de R$1,5 milhão. A implantação também conta com contrapartida da prefeitura na disponibilização e treinamento dos servidores responsáveis pelo monitoramento das câmeras, cerca de R$350 mil por ano, além da manutenção por 10 anos no valor de R$1,2 milhão.

Segundo o prefeito Euzebio Lago, a intenção é ampliar o número de câmeras para outros bairros, como Romeu Duarte, São Geraldo, Concesso Elias e outros. “Com certeza, fecharemos o ano de 2017 com um índice de criminalidade bem abaixo do número observado nos últimos anos. E como não existe cidadão de segunda classe, vamos ampliar esse sistema e oferecer segurança para todos”.