O final de semana foi marcado em Nova Serrana pelo “13 de maio não é dia de negro”. Realizado pela Associação Cultural Conexão Afro (Cafro), com apoio da secretaria de Cultura, o evento buscou levantar a bandeira da luta contra o racismo, no dia em que, oficialmente, se comemora a abolição da escravidão.
A programação contou com seminário sobre a resistência negra e a luta contra o racismo, workshop de maculelê (tipo de manifestação cultural/teatral que conta com dança e cânticos), apresentações de Hip-Hop e capoeira na praça da Bíblia, além de noite cultural com show de Rap, execução de grafite e dança de rua. As atividades acontecem no Centro Cultural e na Praça da Bíblia.
13 de maio
Oficialmente, no dia 13 de maio comemora-se a abolição da escravidão, entretanto, desde o início dos anos 80, a data é considerada pelo movimento negro como um dia nacional de luta contra o racismo. A intenção é mostrar que a abolição legal da escravidão não garantiu condições reais de participação na sociedade para a população negra no Brasil.