Foi realizada segunda (15), a primeira reunião de estruturação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Nova Serrana. O objetivo do encontro foi a apresentação do projeto para o prefeito Euzebio Lago, realizada pelo Subsecretário de Integração de Segurança Pública de Minas Gerais, Cel. Marcelo Vlademir Corrêa e o Diretor de Integração Operacional, Cel. Jaime Pimentel de Souza. O secretário de Defesa Social de Nova Serrana, Eid Pereira, também participou do encontro.
Gabinete de Gestão Integrada
O GGI foi inicialmente concebido no âmbito do Sistema Único de Segurança Pública. Na atualidade, esta instância tem como objetivo primordial ser um espaço de interlocução permanente entre as instituições do sistema de justiça criminal e as instâncias promotoras da segurança pública no âmbito local, sem prejuízo das respectivas autonomias e sem qualquer tipo de subordinação funcional ou política, visando reduzir a violência e criminalidade no município.
Em se tratando de política de segurança pública, a gestão integrada nada mais é que a articulação e o diálogo estratégico entre os órgãos de segurança pública e demais atores das três esferas de governo que atuam em um município, bem como entre os diferentes setores responsáveis pela sua construção, implementação, execução e monitoramento, com a finalidade de se inter-relacionarem para a consecução de objetivos comuns.