• Maio 2020
22 JUN 2017
Prefeito, vereadores e deputado visitam obras da Estação de Tratamento de Água
Capacidade de captação passará para 25 milhões de litros/dia

O prefeito Euzebio Lago convidou os vereadores da cidade para uma visita à obra de Estação de Tratamento de Água (ETA) que está sendo construída pela Copasa em Nova Serrana, a fim de vistoriar o andamento dos trabalhos.

Acompanharam a visita o vice-prefeito, Nelson Moreto, o deputado estadual, Fábio Avelar, o presidente da Câmara, Giovani Máximo, os vereadores William Barcelos, Valdir Mecânico, Jadir Channel, Chiquinho do Planalto, Gilmar da Farmácia, Juliano da Boa Vista e Willian Barcelos e o Gerente Regional da Copasa, Alexandre Roberto.

A ETA irá dobrar a capacidade de captação, armazenamento e distribuição de água e, junto com ela, outros quatro reservatórios estão sendo construídos com o objetivo de por fim a falta de água que atinge vários bairros, principalmente os situados nas partes altas da cidade.

Para o prefeito, é importante acompanhar o andamento das obras para prestar contas a população e cobrar que os prazos sejam cumpridos de acordo com o convênio firmado com o município.

“Uma visita importante para que nós possamos ter conhecimento do que está sendo feito. Essa é uma obra de R$28 milhões que irá dobrar a capacidade de captação de água para 25 milhões de litros por dia. Houve atrasos, mas nós estamos aqui acompanhando e vendo a obra evoluir e acreditamos que até o fim de 2018 ela estará finalizada”.

Outro assunto discutido entre as autoridades e os diretores da Copasa, foram medidas paliativas para minimizar a falta de água na cidade. De acordo com o prefeito soluções a curto prazo serão tomadas até a conclusão das obras.

“Tivemos a informação que as bombas estavam impossibilitadas de trabalhar com a capacidade máxima por um problema de energia elétrica, mas isso já está sendo corrigido e, na próxima semana, elas funcionarão com 100% de potência, minimizando o problema, de forma especial nas partes altas da cidade”, concluiu o prefeito.

O Gerente Regional da Copasa, Alexandre Roberto falou sobre o andamento da obra e os benefícios que elas trarão para a população de Nova Serrana. “Esta é uma das maiores obras que a Copasa está fazendo no interior do estado. Ela vai modificar totalmente o sistema de água da cidade, aumentando a capacidade produção de água para 300 litros por segundo e possibilitando oferecer 25 mil metros cúbicos de água por dia. Hoje temos 90% das adutoras concluídas, estamos construindo uma unidade de tratamento de resíduos e toda a área atingida pelas obras será reflorestada. Ao fim das obras haverá uma melhora significativa, principalmente para bairros localizados do outro lado da BR. Faremos também a interligação dos sistemas de Gamas e Capão ao sistema de Nova Serrana e estas estações atenderão a cidade pelos próximos 20 anos”.

28 milhões em obras

O contrato assinado entre a Prefeitura de Nova Serrana e Copasa prevê investimentos na ordem de 28 milhões para a construção de unidades de bombeamento, reservatórios e uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), ampliando assim em 100% a oferta de água à população.

Com a nova ETA, que está sendo construída às margens do rio Pará, a capacidade de produção de água em Nova Serrana passará de 150 para 300 litros por segundo. Está incluso ainda no projeto a construção de novos reservatórios com capacidade para armazenar 2,37 milhões de litros de água, 9,8 mil metros de tubulações, além de unidades de bombeamento.