O secretário de Cultura de Nova Serrana, Jonathas Wagner, esteve nos dias 21 e 22 em Brasília para apresentar o anteprojeto da construção de um teatro municipal em Nova Serrana, que comporá um complexo cultural e levará o nome de Cercado (Centro Regional de Cultura e Arte do Oeste)
O Teatro Municipal de Nova Serrana é um dos compromissos que constam do Plano de Governo da atual Administração e começou a tomar corpo durante o Fórum Cultural, realizado em fevereiro deste ano, quando a construção do teatro também esteve presente na lista de reivindicações de todos os grupos temáticos do encontro.
Graças a colaboração voluntária dos arquitetos Felipe Duarte, Lorraynne Costa, Stefany Henriques e Ana Gabriela, que participaram do Fórum, foi possível a produção de um esboço do que poderá ser a maior conquista na área da Cultura em Nova Serrana na atual gestão.
Brasília
O secretário reuniu-se em Brasília com a Assessora para Ministérios do deputado Newton Cardoso Júnior, Andrea Souza Pinto, a quem apresentou e discutiu o projeto. Andrea se comprometeu, em nome do deputado, com a busca imediata dos recursos necessários para a construção do auditório, tanto no ministério da Cultura como no de Turismo.
O prefeito de Perdigão, Gilmar Teodoro, também participou da reunião e, por sua vez, ratificou à assessora a importância do projeto não apenas para Nova Serrana, mas para toda a região centro-oeste de Minas Gerais.
Cercado
Batizado de Cercado (Centro Regional de Cultura e Arte do Oeste), a construção do novo espaço foi projetada para acontecer em três etapas. A 1ª contempla a construção do teatro, auditório e salas para oficinas culturais, a 2ª, um Museu do calçado e a 3ª uma livraria, café/lanchonete e restaurante.
Depois de concluída a primeira etapa, o Cercado estará apto a abrigar, além de um auditório para 500 pessoas, todas as salas necessárias para a manutenção e otimização dos cursos e oficinas oferecidos atualmente na Casa de Cultura.
O projeto
Assim como o Fórum Cultural, a construção de um teatro municipal consta do Plano de Governo da atual gestão municipal. E foi a partir da união de participantes do Fórum que teve início a produção do projeto em andamento.
Nas últimas semanas, o secretário de Cultura e seu adjunto, Luiz Carlos Amaral, juntos da equipe de arquitetos, estiveram empenhados em desenvolver o esboço arquitetônico e a defesa do Projeto Cercado. Os arquitetos estão participando dessa união de forças em caráter voluntário.
Mais informações pelo telefone 3227-9068.