Aconteceu na manhã de quinta-feira (29), a Plenária Municipal do Parlamento Jovem 2017. Cerca de 30 alunos ocuparam o Plenário da Câmara de Vereadores e apresentaram 15 propostas relacionadas ao tema do projeto em 2017, que é Educação Política: Conhecer e Participar.
A partir de agora, eles avaliam as sugestões e numa próxima Plenária Municipal, que deve acontecer na semana que vem, serão votadas as seis melhores que representarão Nova Serrana na etapa regional do Parlamento Jovem.
Dentre os destaques apresentados pelos alunos está a criação do projeto Semeando Política e implementação do mesmo em escolas da rede pública e do ensino fundamental, por meio de materiais didáticos que expõem o assunto de forma imparcial e de acordo com o grau de necessidade e maturidade de cada fase.
Outra proposta interessante é a da criação de um aplicativo voltado para educação política e cidadania.
O Prefeito Euzebio Lago, que participou do evento, fez uso da palavra e lembrou a primeira edição do Parlamento Jovem em Nova Serrana. “É um projeto que começou em 2010. Fico feliz ao ver que está dando certo, que está dando bons frutos”, disse.
O Presidente da Câmara, Vereador Pastor Giovani Máximo, lembrou que o país vive um momento de reestruturação política e que não há nada mais oportuno que incentivar os jovens a participarem do processo político, repassando para eles valores como cidadania e ética. “É com a participação de vocês que podemos melhorar o cenário em que vivemos. A esperança está em cada um de vocês, jovens, que se interessam pela política”, disse.
O evento contou com a participação do Prefeito Euzebio Lago, do Vice-Prefeito Nelson Moreto, do Presidente da Câmara Municipal de Nova Serrana Pr. Giovani Máximo, da Secretária Municipal de Educação, Neusa Maria Gomes Lago, da Coordenadora da Escola do Legislativo em Nova Serrana, Juliana Matos Martins, do Coordenador Regional do Parlamento Jovem Samuel Marques, dos Coordenadores do Parlamento Jovem de Pará de Minas, João Jorge e Aparecida Moreira, de Artur Chaves, representando o Presidente da Câmara Municipal de Divinópolis, Adair Otaviano, do Professor da Escola Estadual Antônio Martins do Espírito Santo Reginaldo Silva, dentre outras autoridades e os alunos do Parlamento Jovem.
*Com informações da Câmara Municipal de Vereadores de Nova Serrana.