O prefeito de Nova Serrana, Euzebio Lago, e o secretário de Defesa Social, Eid Pereira, se reuniram ontem (6), com o comandante do 60º Batalhão de Polícia Militar, Wemerson Pimenta, e com o escrivão da Policia Civil do município, Douglas de Oliveira, a fim de discutir ações de curto e médio prazo a ser efetivadas na cidade com o objetivo de conter o avanço da criminalidade. Hoje (7), antes da cerimônia de hasteamento da Bandeira Nacional, realizada no Centro Adminsitrativo, houve um encontro com o secretário adjunto de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais (Sesp), Aílton Lacerda.
Durante a reunião de ontem, o comandante Wemerson Pimenta apresentou números positivos em relação à segurança nas seis cidades de atuação do 60º BPM, que são Nova Serrana, Pitangui, Conceição do Pará, Leandro Ferreira, Perdigão e Araújos.
Segundo informações do site Minas em Números, apresentadas pelo comandante, o número de crimes violentos de janeiro a maio de 2016 aumentou em 11,1%. Já no mesmo período de 2017, o índice destes crimes teve queda de 46,3%, passando de 337 para 181 casos.
Para o prefeito, esses números são resultados das ações iniciadas nesta nova gestão em parceria com as polícias Militar e Civil e com a secretaria de Estado de Segurança.
“É com a união das forças que se alcança resultados. Desde janeiro deste ano, nós da prefeitura e o deputado Fábio Avelar, estivemos empenhados em buscar soluções para a questão da violência em Nova Serrana. Conseguimos as câmeras de Olho Vivo, a digitalização do sistema de rádio da PM, mais viaturas e mais efetivos e, junto com isso, fizemos diversas reuniões com os órgãos de segurança da cidade e do estado para traçar novas estratégias de combate à violência”.
Hoje, o prefeito se reuniu com o secretário adjunto da Sesp, Aílton Lacerda, e com representantes da PMMG e cobrou ações e políticas efetivas do governo do estado para garantir a segurança à população e por fim a essa sensação de violência e impunidade.
Durante a cerimônia de hasteamento da Bandeira Nacional, o prefeito solicitou ao governo do estado, por intermédio do secretário adjunto, Aílton Lacerda, medidas como a ampliação do sistema Olho Vivo e o envio de mais viaturas para as polícias Militar e Civil.
“Mais segurança é sem dúvida uma das maiores reivindicações da população de Nova Serrana. Fomos surpreendidos com um acontecimento bárbaro esta semana e não podemos ficar de braços cruzados. Convidei as maiores autoridades em segurança da cidade e membros Sesp para que possamos encontrar, juntos, uma solução para o avanço da criminalidade e formas efetivas de garantir segurança para nossos cidadãos”.
Na manhã de hoje, aconteceu no Centro Administrativo uma homenagem à Polícia Militar pelo excelente trabalho desempenhado em Nova Serrana. Na ocasião, também houve um minuto de silêncio pela morte do jovem Bruno Henrique nesta semana em Nova Serrana.
O vice-prefeito, Nelson Moreto, o secretário de Defesa Social de Nova Serrana, Eid Pereira e o secretário de Governo, Enéas Fernandes, também participaram das reuniões.
Em tempo:
Em uma rápida resposta à sociedade, durante a cerimônia de homenagem à Polícia Militar, realizada hoje (7), no Centro Administrativo, os suspeitos do crime contra o jovem Bruno Henrique foram apresentados na Delegacia de Nova Serrana.