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Notícias
JUL
10
10 JUL 2017
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Rede de Atendimento à Mulher se reúne para discutir estratégias de combate à violência
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Na sexta-feira (7), aconteceu a primeira reunião para iniciar a articulação da Rede de Atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar. O objetivo é fazer com que os serviços que compõe a rede funcionem em diálogo e colaboração constantes, a fim de atender integralmente e da melhor forma mulheres sofrem situações de violência.

A Rede de Atendimento faz parte da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, uma rede articulada entre as instituições e serviços governamentais, não governamentais e comunidade, visando o desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção da violência e de políticas de empoderamento. Além disso, a rede visa a construção da autonomia das mulheres, a garantia dos seus direitos, a responsabilização dos agressores e a assistência qualificada em casos de violência.

A Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres tem por objetivos lidar com a complexidade do fenômeno da violência contra as mulheres e efetivar os quatro eixos previstos na Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. São eles:

  • Combate;
  • Prevenção;
  • Assistência
  • Garantia de diretos.

A Rede de Atendimento contempla, por sua vez, o eixo da “assistência” da rede de Enfrentamento. Este eixo, segundo o previsto na Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, objetiva “garantir o atendimento humanizado e qualificado às mulheres em situação de violência por meio da formação continuada de agentes públicos e comunitários; da criação de serviços especializados; e da constituição/fortalecimento da Rede de Atendimento (articulação dos governos – Federal, Estadual, Municipal, Distrital – e da sociedade civil para o estabelecimento de uma rede de parcerias para o enfrentamento da violência contra as mulheres, no sentido de garantir a integralidade do atendimento”.

A Rede de Atendimento, portanto, faz referência ao conjunto de ações e serviços de diferentes setores (em especial, da assistência social, da justiça, da segurança pública e da saúde), que visam a ampliação e a melhoria da qualidade do atendimento, a identificação e o encaminhamento adequado das mulheres em situação de violência, a integralidade e a humanização do atendimento.

Na citada reunião estiveram presentes o prefeito de Nova Serrana, Euzebio Lago, o vice-prefeito, Nelson Moreto, o secretário de Desenvolvimento Social, Gustavo Amaral, a secretária de Saúde, Glaucia Sbampato, a responsável pelo Núcleo de Direitos Humanos e Políticas Públicas, Jassiara dos Santos, a coordenadora do CREAS, Andréa Domingues, a advogada do Departamento de Assistência Jurídica da prefeitura, Lília Ferreira, Delegada Regional de Polícia Civil, Elenita Batista, o 2º Tenente da Polícia Militar, Anderson Cristimans, o Tenente do Corpo de Bombeiros, Thales Gustavo, a servidora da UPA, Michelle Natália, responsável pelo Núcleo de Saúde da Mulher, Juliana Oliveira, a coordenadora  da Vigilância Epidemiológica, Katiuscia Oliveira e Daniela Lacerda da Polícia Civil.

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