A prefeitura de Nova Serrana pretende ampliar o projeto “Mais Educação” nas escolas da cidade. O programa busca o aumento da oferta educativa nas instituições de ensino por meio de atividades optativas como música, informática, teatro e muitas outras.
Atualmente, quatro escolas municipais contam com o currículo do “Mais Educação”: Leonor Cândida (Gamas), Maria Rosa Soares (Planalto), Frei Ambósio (Novo Horizonte) e José Antônio de Lacerda (Boa Vista). Cerca de 600 alunos participam das atividades do programa que teve início em 2008 e oferece grade curricular especial para todas as turmas do Pré-Escolar e Ensino Fundamental.
A Secretaria de Educação trabalha no sentido de ampliar o número de escolas que oferecem a grade extracurricular. Para aderir ao projeto as instituições de ensino com perfil adequado se inscrevem apresentando um projeto com as disciplinas a serem incorporadas à grade curricular. Segundo a Secretária de Educação, Carmélia Teles, a prioridade do Ministério da Educação na seleção das escolas que recebem o “Mais Educação” são aquelas com maior número de alunos com baixo desempenho escolar e beneficiários do Bolsa Família. “Até o final do ano, novas inscrições para aderir ao programa devem ser abertas. As escolas de Nova Serrana que se encaixarem no perfil se inscreverão”.
Em Nova Serrana, são oferecidas disciplinas como Informática, Música, Horta, Xadrez, Pintura, Capoeira, Teatro, Futsal, Laboratório de Ciências e Acompanhamento Pedagógico. As atividades acontecem durante todo o período de aula e nos intervalos entre turno. A grade especial busca melhorar o ambiente escolar, ampliar a jornada de estudos e organizar o currículo na perspectiva de Educação Integral.