A Prefeitura de Nova Serrana organizará o sorteio de 370 casas populares, dentro do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. O sorteio acontecerá dia 4 de agosto, a partir de 9h, no poliesportivo Ápio Cardoso, Bairro São Sebastião.
As famílias cadastradas poderão acompanhar de perto o processo de sorteio das unidades. Aproximadamente dois mil cadastros foram realizados entre os dias 20 e 28 de maio. Representantes de entidades de classe da cidade e de órgãos, como o Ministério Público e Poder Legislativo, também serão convidados a participar de todo o processo.
De acordo com a Portaria 610/2011, do Ministério das Cidades, serão sorteados cinco grupos preferenciais mais o geral: idosos (3% das cotas); pessoas com deficiência ou com integrantes deficientes na família (3% das cotas); famílias com no mínimo três filhos menores de 14 anos de idade (10%); famílias chefiadas por mulheres, com filhos menores de 14 anos (10%); famílias que atendem entre cinco e seis critérios exigidos (75%) e o restante entre famílias que atendem até quatro critérios. Caso, não tenha inscritos suficientes para preencher um grupo preferencial, as vagas passam para o grupo geral, formado por até quatro critérios.
Outras 130 fichas serão sorteadas para compor cadastro de suplentes. Assim, no caso de algum sorteado ser excluído por não atender aos requisitos, o suplente (ordem de sorteio) é convocado. A exigência é do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Critérios para concorrer
Seis exigências foram estipuladas. Destas, três são da Prefeitura e as demais do Programa Minha Casa, Minha Vida. Os critérios municipais são: residir em Nova Serrana anteriormente ao dia 31 de dezembro de 2007; famílias com crianças de até 14 anos de idade; e que ainda não receberam nenhum tipo de benefício em programas de habitação. Já os quesitos do programa são: famílias residentes em áreas de risco ou desabrigadas; que tenham como responsáveis mulheres; e com deficientes.
O sorteio não garante o recebimento da casa
Depois dos sorteios, os cadastros serão analisados pela Caixa Econômica Federal. Todas as informações contidas nas fichas de inscrições devem estar corretas e as famílias devem atender aos quesitos exigidos pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, como ter renda de até R$1.600,00 e não possuir imóveis.
Depois desta etapa, as famílias aprovadas serão convocadas para o sorteio dos endereços das unidades habitacionais.
As casas
As residências estão em fase de acabamento e ficam no bairro Cidade Nova. Cada lote tem entre 150² e 200m² e os imóveis estão avaliados em cerca de R$ 52 mil. O local tem toda a infraestrutura exigida pelo programa, como asfalto, água e energia elétrica. Cada unidade também possui sistema de aquecimento solar.