Representantes da Irmandade Nossa Senhora do Rosário de Nova Serrana e o Executivo Municipal se reuniram na semana passada, para discutir o novo formato da Festa do Reinado que será implantado a partir deste ano. O objetivo é traçar estratégias para resgatar o caráter cultural/religioso da festa que acontece há mais de 30 anos no município.
A primeira ideia apresentada foi a volta da festa para os arredores da Igreja do Rosário, no Centro da cidade. Entretanto, a prefeitura deverá garantir infraestrutura adequada para que as festividades não atrapalhem o comércio local, não causem transtorno aos moradores e aconteça de forma organizada.
Outro ponto abordado foi a cessão das barraquinhas de comidas para entidades comprometidas com ações sociais, que trabalham com pessoas carentes, idosos e cidadãos em situação de vulnerabilidade: todas, exclusivamente voltadas à comercialização de comida, bebida e artesanato. A prefeitura também se encarregará de fornecer segurança, estrutura para a festa. Os shows musicais também sofrerão mudanças. A ideia é trazer artistas, cujo trabalho seja de caráter religioso e cultural.
Desde o começo do ano, a secretaria de Cultura vem dando total apoio à Irmandade Nossa Senhora do Rosário no sentido de garantir viagens dos cortes locais as diversas cidade do estado de Minas Gerais, para prestigiar outras festas como o Reinaldo de Nova Serrana.
Com estas ações, somadas às mudanças definidas na reunião, a expectativa é de que mais cortes de outras cidades venham se apresentar em Nova Serrana; mais pessoas possam prestigiar os desfiles das congadas e que a verdadeira tradição da festa do Reinado seja resgatada.