Com o objetivo de resgatar o caráter cultural/religioso da festa de Reinado de Nova Serrana, diversas reuniões foram feitas entre representantes da Irmandade Nossa Senhora do Rosário, Igreja Católica e prefeitura, para definir o novo formato da festa, que acontece há mais de 30 anos no município e já contou com a participação de mais de 60 congadas.
A primeira mudança se trata da volta da festa aos arredores da Igreja do Rosário, no centro da cidade. Uma estrutura adequada para as festividades será montada de forma que o evento não prejudique o comércio local nem cause transtorno aos moradores da região.
Outra mudança foi em relação às barracas. A prefeitura cederá os espaços para barracas de comidas, bebidas não alcoólicas e artesanatos, para entidades e associações de caráter social da cidade. As barracas ficarão com estas instituições de Nova Serrana e não haverá mais aquele número grande de camelôs.
Os shows musicais também sofrerão mudanças. Serão shows voltados para a família. Os nomes ainda não estão definidos, mas irão agradar jovens, adultos e idosos, com artistas, cujo trabalho seja de caráter religioso e cultural.
A prefeitura se encarregará de fornecer a segurança e a estrutura para a realização da festa, e desde o começo do ano, a secretaria de Cultura vem dando total apoio à Irmandade Nossa Senhora do Rosário, no sentido de garantir viagens dos cortes locais as diversas cidade do estado de Minas Gerais, para prestigiar outras festas e convidar cortes de cidades vizinhas para o nosso Reinaldo.
“Com estas ações, a expectativa é de que mais cortes de outras cidades venham se apresentar em Nova Serrana; mais pessoas possam prestigiar os desfiles das congadas e que a verdadeira tradição da festa do Reinado seja resgatada”, afirmou o secretário de Cultura Jonathas Wagner.
Em breve, a programação completa da Festa de Reinado de Nova Serrana será divulgada.